Book Club: Madame Bovary, Gustave Flaubert || Book Review
Título: Madame Bovary
Autor: Gustave Flaubert
Tema: Romance, Clássicos
Número de páginas: 428 páginas
Avaliação: 3,5 estrelas // 5 estrelas
Disclaimer: O link incluído neste post é um link de afiliado. Não tem qualquer custo para vocês, apenas recebo uma pequena comissão caso comprem o livro através do meu link.
Mais um mês, mais um livro lido em conjunto com o Book Club. Para o mês de Junho decidi que íamos ler um clássico. O considerado "o Romance dos Romances", mas para mim não foi bem assim...
Sinopse
A minha opinião
Quando estava a fazer uma pesquisa mais detalhada para escolher o livro para o Book Club, para o mês de Junho, deparei-me com Madame Bovary, um grande clássico que era considerado por muitos, "o Romance dos Romances". Segundo muitos especialistas, os autores modernos deveriam agradecer a Gustave Flaubert por esta obra. Bem, a minha opinião não é a mesma! Quando comecei a ler o livro ia com as expectativas muito altas e assim que fui entrando dentro da história, elas desceram a pique!
Este livro traz-nos a história de Ema Bovary, casada com Carlos Bovary, que pensa que o mundo "lá fora" é igual ao mundo dos romances que ela lê (quem nunca foi a Ema quando era mais novo, né?). Acontece que quando casa com Carlos, percebe a realidade nua e crua e não tem nada de parecido com aquilo que ela imaginava ou sonhava.
Primeiro, este livro trouxe-me uma perspetiva diferente que eu nunca tinha lido. O autor quase que nos "junta" à história porque logo no início ele começa a escrever o livro na segunda pessoa do plural. Sim, ele usa "nós" como se estivéssemos todos envolvidos na história. Segundo, parece que num momento estamos na rua a observar um parque e no parágrafo seguinte já estamos dentro do quarto da personagem principal. Às vezes estes "saltos" no espaço confundem imenso quem está ler e é uma das razões pelas quais dei uma nota baixa.
Além disso, há alturas em que a história demora a desenrolar e noutras em que acontece tudo ao mesmo tempo. Claramente que não há um meio termo.
Em termos de escrita, Gustave Flaubert traz-nos uma história riquíssima, com um retrato perfeito da sociedade de época. E foi por isso que teve que ir a tribunal pois graças a esta obra, viu-se envolvido num escândalo que abalou toda a sociedade da época.
Há quem diga que, à medida que vamos amadurecendo, que o livro nos parece diferente. Há quem diga que à primeira vez não gostaram nada, mas quando leram a segunda vez já lhes tocou de uma maneira completamente diferente. Por isso, daqui a uns anos, Madame Bovary volta a estar na minha mão para reler e tentar ver a história com outros olhos.
Compra o livro na Wook
Agora vamos ver o que uma das participantes do Book Club tem a dizer sobre esta história:
"Além de adorar clássicos, não fiquei fã deste livro. A escrita torna-se um pouco confusa no meio de tanta descrição e saltitos de uma coisa para outra sem se perceber porque. A personagem de Ema é um bom bico de obra, porque por um lado é uma sonhadora, insatisfeita por natureza e uma eterna apaixonada por uma ilusão. Claro que o tema de separação na altura nem sonhado era, mas toca o tema do adultério de uma forma bastante escandalosa, e Ema perdeu-se na luxúria, nas ilusões e nas mentiras, terminando da forma que terminou. Tive pena do Dr Bovary e da filha, que não mereciam aquele comportamento da parte de Ema. Ela simplesmente não conseguia dar valor ao que tinha, e parecendo que não tinha tudo. Um marido que a amava e trabalhava imenso para dar tudo a família, e uma filha da qual ela não soube sequer ser mãe." - Soraia Abrantes (@redhair.girl.pt)
Compra o livro na Wook
Conhecias este livro?
2 comentários
Não conhecia. Obrigada pela sugestão :)
ResponderEliminarConfesso que não conhecia! :)
ResponderEliminarbeijinhos
www.amarcadamarta.pt
Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!