O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald || Book Review
Título: O Grande Gatsby
Autor: F. Scott Fitzgerald
Editora: Clube do Autor
Tema: Romance, Clássicos da Literatura
Número de páginas: 188 páginas
Avaliação: 4 estrelas // 5 estrelas
Disclaimer: O link incluído neste post é um link de afiliado. Não tem qualquer custo para vocês, apenas recebo uma pequena comissão caso comprem o livro pelo meu link.
A fã dos clássicos (aka eu) volta com mais uma review de um MEGA clássico que nem o filme nunca tinha visto! E posso-vos já dizer que o final deixou-me assim 🤯
Sinopse
Justamente considerada uma das mais importantes obras de ficção do século XX, O Grande Gatsby é um retrato notável da era dourada do jazz em toda a sua decadência e excessos. Pelos olhos do provinciano Nick Carraway, conhecemos a história do misterioso Jay Gatsby, um milionário que subiu na vida a pulso, movido pela paixão quixotesca que nutre pela jovem Daisy, uma rica herdeira bela e frívola. A sua obsessão por ela fá-lo reinventar-se para por fim poder reclamar a sua amada, numa autêntica encarnação do sonho americano. Porém, o reencontro de ambos acaba por desencadear uma série de acontecimentos trágicos, com Gatsby a ser vítima não apenas da sua ambição, mas da insensibilidade e falta de valores que imperam na sociedade americana da época.
A minha opinião
Eu sou muito fã de clássicos e parece que ultimamente leio cada vez mais. E o último clássico que li foi O Grande Gatsby. Podem achar estranho o que vos vou dizer, mas nem nunca tinha visto o filme nem spoilers, por isso é que li este livro tão "alegremente".
Inicialmente pensei que ia ser uma escrita um pouco pesada porque, sejamos sinceros, estamos a falar de um livro que foi escrito nos anos 20 e nem sempre as escritas deste tempo são fáceis de leitura e compreensão. Mas F. Scott Fitzgerald, trouxe-nos uma história linda e triste, ao mesmo tempo, de uma escrita simples e leve.
Não só nos traz um retrato perfeito da sociedade da altura, como nos traz a história de Jay Gatsby que parece que vive com a sua obsessão do passado: a jovem Daisy. E essa obsessão acaba por lhe trazer algumas infelicidades na sua vida e com o seu final trágico. Tudo graça à sua ambição e obsessão. Mas no final do livro, fiquei com imensa pena do Gatsby porque, no final de contas, todas as pessoas que iam às festas deles só queriam mesmo isso: festa. E até os que se diziam amigos dele o abandonaram quando ele mais precisava.
Recomendo imenso este livro para quem é fã de clássicos e de romance, mas preparem-se para o final trágico que este livro tem e mais não digo.
Compra o livro na Wook
Já conhecias este grande clássico?
2 comentários
Já ouvi falar, mas nunca li.
ResponderEliminarAdorei o livro e esperei para ler para ver o filme para não ver diminuída a emoção da leitura.
ResponderEliminarÉ um livro curto mas intenso, com personagens carismáticas e repletas de nuances que as tornam ainda mais fascinantes.
É, claramente, um clássico a recomendar a todos os que gostam de ler e de bons livros ;)
Não Digas Nada a Ninguém
Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!