O Dicionário das Palavras Perdidas, Pip Williams || Book Review

by - 7/06/2022




Título: O Dicionário das Palavras Perdidas

Autora: Pip Williams

Editora: Porto Editora

Tema: Romance Histórico (mas com pouco romance e mais História)

Número de páginas: 424 páginas

Avaliação: 3,5 estrelas // 5 estrelas


Disclaimers: O livro foi-me oferecido pela editora, mas em nada influencia a minha opinião. Os links incluídos neste post são links de afiliado. Se comprarem o livro através do meu link, recebo uma pequena comissão.


Sinopse

Em 1901, descobriu-se que faltava a palavra “escrava” no Dicionário de Inglês Oxford. Esta é a história da menina que a roubou.
Esme nasceu num mundo de palavras. Órfã de mãe e irreprimivelmente curiosa, passa a infância no Scriptorium, um barracão de jardim em Oxford onde o pai e um grupo de lexicógrafos dedicados selecionam palavras para o primeiro Dicionário de Inglês. Esme acompanha tudo a partir do seu lugar, debaixo da mesa, sem ser vista nem ouvida. Um dia, um pedaço de papel contendo a palavra “escrava” cai ao chão. Esme apanha-o e esconde-o na velha caixa de madeira da sua amiga, Lizzie, uma jovem criada de servir na casa grande. Esme começa a reunir outras palavras do Scriptorium, palavras descartadas ou negligenciadas pelos homens do dicionário. Palavras que a ajudam a entender o mundo.
Com o passar do tempo, Esme percebe que certas palavras são consideradas mais importantes do que outras, e que as que se relacionam com as experiências das mulheres acabam muitas vezes excluídas.
Como surgiram os primeiros dicionários? Quem selecionava as palavras?
E porque é que algumas palavras eram consideradas mais importantes do que outras?


Compra o livro na Porto Editora || Wook


A minha opinião

Quando comecei a ler este livro, estava a adorar. Ver a pequena Esme a crescer, a fazer as perguntas típicas do "porquê" para tudo e a descobrir o mundo através do Dicionário de Inglês de Oxford. Ela escondida debaixo da mesa de classificações do pai, era só a coisa mais fofa de sempre. Até que Esme começou a apanhar algumas palavras que ficavam esquecidas ou perdidas pelas pessoas que trabalhavam no dicionário, incluindo a palavra "escrava". E todas as palavras que ela conseguia apanhar, começou a escondê-las numa mala da empregada e amiga, Lizzie.

Só que à medida que vamos avançando na história e vendo Esme a crescer e o dicionário a evoluir, parece que fica tudo muito repetitivo. Só uma ou outra parte é que vão mudando e acrescentando à história, mas a base é sempre a mesma: Esme a esconder palavras, até que é mandada para outra cidade estudar porque começam a desconfiar do que ela faz, avaliarem mais palavras para o dicionário e publicação do dicionário por conjuntos de letras. 

Tal como disse adorei a primeira parte do livro, mas o restante para mim, tirando o final, foi um pouco mais fraco e foi mais focado nas conquistas e problemas da Esme do que do dicionário em si. Mas atenção, este livro precisa de todo o vosso foco e atenção pois pode ser difícil entrarem na história devido aos vários acontecimentos. Além disso, este livro traz-nos imensos factos verídicos sobre a história do Dicionário, o que é super importante. A minha avaliação para a história em si seria um 3 mas acho injusto não dar meio valor pelo trabalho de pesquisa feito pela autora. É por isso que 3,5 foi a minha avaliação final. 

Mas mais uma vez digo, não se prendam apenas por uma opinião. Cada um tem a sua opinião e perspetiva e para muitos de vocês este livro vai ser um livro de 5 estrelas!



Compra o livro na Porto Editora || Wook


Já conhecias este livro?

You May Also Like

1 comentários

Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!