A vida escondida entre os livros, Stephanie Butland || Book Review
Título: A vida escondida entre os livros
Autora: Stephanie Butland
Editora: TopSeller
Tema: Romance
Número de páginas: 304 páginas
Avaliação: 2,5 estrelas // 5 estrelas
Disclaimer: Os links que estão incluídos neste post são links de afiliado.
Sinopse
Era uma vez uma rapariga que confiava os seus segredos aos livros...
No coração de York, em Inglaterra, uma pequena livraria tornou-se o refúgio da jovem Loveday Cardew — o único sítio em que a tímida livreira se sente segura. Só aí pode cuidar dos livros da mesma forma que os livros cuidam de si, ensinando-a a entender os sentimentos que a inquietam: a solidão, com Anna Karénina; a alegria de viver, com A Feira das Vaidades; as paixões avassaladoras, com O Monte dos Vendavais. Depois de uma tragédia que lhe roubou tudo, uma infância passada com uma família de acolhimento e um relacionamento falhado, não é de admirar que Loveday prefira os livros às pessoas. Até que um dia, numa paragem de autocarro, ela encontra um livro perdido. Em busca deste livro surge Nathan, um poeta que se deixa encantar pela jovem livreira mas que não consegue quebrar a sua barreira de gelo, a não ser com a ajuda de Archie, o excêntrico dono da livraria onde trabalha.
Mas é quando os livros da sua infância começam a aparecer misteriosamente na livraria, que Loveday terá de aprender a confiar nos outros, para descobrir quem será a pessoa do seu passado que está a tentar contactá-la.
Terá ela coragem para revelar a vida que, durante tantos anos, tentou esconder entre os livros?
Compra o livro na Wook
A minha opinião
Bem, não sei se sou eu que estou a começar a ficar exigente nos livros que leio ou se este simplesmente foi mesmo mau. Digo isto porque o livro até tem uma boa avaliação no Goodreads (4 estrelas para ser exata) e eu não consegui ver o potencial nem para 3 estrelas quanto mais para 4.
Comecei a ler este livro com grandes expectativas. Pensei que ia ser um ótimo livro sobre livros, daquele género que aquece o coração. Além disso o título é mesmo "a vida escondida entre os livros". Tinha tudo para ser um cosy romance ou até mesmo uma cosy fantasy, mas não. E não, a culpa não foi da tradução do título porque em inglês é "Lost for Words". Por isso, esperava tudo menos este livro e esta história. Sinceramente, nem percebi bem o porquê deste título.
Comecei o livro a não perceber nada. Loveday trabalha numa livraria (okay, ponto a favor), está rodeada de livros, mas depois a autora descreve-a como o bicho da toca, com piercings e tatuagens de que todos fogem e guardam as carteiras. Porquê? Não sei. Ou a autora pensa que a pessoa só por ter piercing e tatuagens já é uma pessoa má e uma ladra ou então perdeu aqui um ponto para não ter dito o que disse. A Loveday tinha tudo para ser daqueles personagens literários que amamos ou aprendemos a amar ao longo da história. E não consegui. Não me consegui conectar a ela. Não consegui sentir aquela vibe entre mim e a personagem principal.
Cheguei a um ponto que pensei "se isto até amanhã não melhora, vou dar DNF". Depois lá aconteceu algo que eu fiquei "hmmm se calhar é agora que isto fica bom" (já íamos a meio do livro, já estava na altura), mas também não ficou genial. nem brutal.
Não consegui gostar do livro. Estava à espera de uma ode aos livros, mas tive descrições aborrecidas, 95% do livro passamos a ver o dia a dia da Loveday que é literalmente só desempacotar caixas de livros e arrumar. Dei 2 estrelas e meia apenas para a ideia do plot. É mais dark do que estava à espera, mas podia ter sido muito mais bem aproveitado do que o que foi na realidade. Se não gostam de livros lentos, então excluam este da vossa TBR.
Mas, mais uma vez vos digo, não se sigam pela minha opinião apenas. Eu tive uma má experiência com este livro. Não quer dizer que vocês também vão ter. Pode até ser o vosso livro favorito do ano!
Compra o livro na Wook
Já conheciam? Têm na vossa TBR?
0 comentários
Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!