Um mar sem estrelas, Erin Morgenstern || Book Review
Título: Um Mar sem Estrelas
Autora: Erin Morgenstern
Editora: Casa das Letras
Temas: Realismo Mágico, Fantasia, Romance
Número de páginas: 528 páginas
Avaliação: 3,5 estrelas // 5 estrelas
Disclaimer: Os links incluídos neste post são links de afiliado.
Sinopse
Muito abaixo da superfície da Terra, na margem do Mar Sem Estrelas, existem inúmeros túneis e recintos cheios de histórias. As entradas que conduzem a este santuário costumam estar escondidas, às vezes no chão das florestas, outras vezes no interior de uma casa, ou mesmo à vista, sem se dar por elas. Mas aqueles que as procuram encontram-nas. As suas portas aguardam-nos.
Zachary procura a sua porta, embora não saiba. Segue um canto de sereia silencioso, uma certeza inexplicável de que está destinado a encontrar outro sítio. Quando descobre um livro misterioso nas prateleiras da biblioteca da universidade, começa a ler e sente-se cativado pelas histórias de prisioneiros que procuram amor, cidades perdidas e acólitos sem nome. De repente, um virar de páginas leva Zachary a uma história da sua própria infância, incrivelmente escrita naquele livro antigo.
Uma abelha, uma chave e uma espada impressas no livro conduzem Zachary a duas pessoas que mudarão o curso da sua vida: Mirabel e Dorian. Estes desconhecidos guiam-no através de bailes de máscaras e histórias sussurradas em salões clandestinos até à sede de uma sociedade secreta, onde as maçanetas estão penduram em fitas e, por fim, através de uma porta pintada que se abre magicamente para entrar num lugar que ele sempre desejara.
Entre túneis sinuosos repletos de livros, salões de baile e margens escuras como vinho, Zachary cai num mundo inebriante, permeado de romance e mistério. Mas trava-se uma batalha pelo destino daquele lugar e, embora haja quem sacrifique tudo para protegê-lo, outros estão determinados a destruí-lo.
Compra o livro na Wook
A minha opinião
Este é o segundo livro que leio desta autora e posso-vos dizer que gostei muito mais deste livro do que Circo dos Sonhos, mas talvez porque falhei a ler em algumas coisas o primeiro livro e não aproveitei tanto a leitura.
"Um Mar sem estrelas" foi uma viagem completa. Eu cheguei a um ponto que já não estava a perceber nada do que se estava a passar, mas estava mesmo investida em ver qual seria o papel do Zachary em toda a história e depois também o papel de Dorian. Eu passei o tempo a dizer "okay, acho que já percebi o que é que isto quer dizer." A verdade? Estava tudo menos a perceber 😂
Posso dizer que este livro é tipo Nárnia, mas para adultos. É preciso estar-se mesmo muito atento ao que se está a passar à nossa volta e apanhar cada detalhe do título, das histórias entre a história principal que a autora nos mostra e de todas as ações e palavras dos personagens.
No final fiquei "what the heck just happened?" Fiquei mesmo muito muito confusa com tudo. Precisei de ir ao Reddit pesquisar explicações para o que se tinha passado e para o final. O final é meio que aberto, sabemos o final de algumas personagens, mas as outras ficamos tipo "hmmm" a dar asas à nossa imaginação. Posso-vos dizer que mesmo depois destas explicações precisei de ver o livro não pelo lado "lógico" de um livro, mas com os olhos da minha querida Luna Lovegood e só aí é que comecei a perceber um pouquinho. Talvez este género de realismo mágico não seja para mim. Parece que não consigo aproveitar a história como nos outros livros de fantasia. Ou talvez seja só a maneira como a autora usa o realismo mágico para os livros dela. Uma coisa é certa: ela tem grande imaginação 😂
Por fim só vos posso dar um pequeno spoiler: Zachary e Dorian têm o meu coração 🥹
"Estamos aqui para perder-nos nas histórias de outras pessoas, em busca das nossas."
Compra o livro na Wook
Já leram este livro ou alguma coisa da autora?
0 comentários
Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!