Natal: Consumismo ou Tradição? | Blogmas #7 🎅

Mais uma colaboração com a blogger Ana Bessa, do blog Precisava de Escrever. Nos últimos meses temos vindo a escrever sobre um assunto e depois publicamos nos respetivos blogs. Este mês decidimos falar do Natal. Eu falava do Natal enquanto tradição e a Ana falava do Natal enquanto consumismo. Mas, desta vez, decidimos que eu publicaria o texto da Ana e a Ana publicaria o meu! Caso vocês queiram ver o que eu tenho a dizer sobre o Natal enquanto tradição, visitem o blog da Ana. Vamos ver o que ela tem a dizer sobre o Natal em termos de consumismo?
"Todos os anos sempre que chegamos a esta época do ano é sempre a mesmo coisa: correrias, listas para o pai natal, shoppings lotados, lojas abarrotadas… publicidade na televisão, no telemóvel, na internet, nos outdoors. Tudo para preparar a chegada do Natal e das festas de fim de ano. Os jantares de natal, as trocas de prendas, o amigo secreto, tudo porque o espirito natalício assim o exige.
O problema é que é curiosamente contrário. Este consumismo está a arruinar o espirito natalício de partilha e entreajuda. Porque não importa se a pessoa A ofereceu presentes melhores que a pessoa B. Importa sabermos ajudar, sermos pessoas melhor e não tentar rebaixar os outros.
Já repararam que em todos os finais de novembro, quando as luzes e os enfeites nos anunciam que o Natal se aproxima, toda a gente fica solidária e finge preocupar-se com os outros? Curioso…
Depois ainda fazem aqueles estudos sem nexo nenhum do género “saiba quanto estão dispostos a gastar os portugueses este Natal” ou então “a estimativa é de um crescimento de x% nas vendas”. Sim, acho que é o que realmente importa. Espírito natalício sempre!
Concluindo, na minha opinião, com o consumismo exagerado acho que fomos perdendo a verdadeira essência do Natal…"
Vou fazer um Q&A de Natal e Ano Novo. Mandem-me as vossas perguntas, pelos comentários ou por email, até ao dia 31. No dia 1 responderei a todas as vossas perguntas!
E vocês? Concordam com a Ana?
O que têm a dizer sobre o Natal?
36 comentários
Obrigada coração :D
ResponderEliminarObrigada eu!
EliminarBeijinhos
O texto está fantástico e concordo plenamente!!!!
ResponderEliminarBeijinhos
Blog ChocoPink / Instagram / Facebook
infelizmente, é a pura realidade :(
ResponderEliminarUma realidade que nos custa a admitir!
EliminarBeijinhos
Infelizmente espelha a realidade. O Natal tornou-se um verdadeiro negócio! E fatura-se milhares...
ResponderEliminarBeijinhos,
VerdadeQueridaBlog / Facebook
É triste termos essa noção!
EliminarBeijinhos
Adoro o texto, e infelizmente é verdade :(
ResponderEliminarBeijinhos,
An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
A pura realidade!
EliminarBeijinhos
interesting post :
ResponderEliminarfollow me? follow you :)
Zapraszam-Mój blog
Concordo com a opinião da Ana! Muito bom!
ResponderEliminarUm grande beijinho!
Joana
www.thefwordpt.blogspot.pt
A maior verdade!
EliminarBeijinhos
Eu adoro o Natal e tento não pensar nesse lado consumista. Virou um negócio é verdade mas, é uma época tão bonita. Adoro o Natal!
ResponderEliminarUm grande beijinho,
CATARINA SOUSA
Eu também gosto muito desta época. Mais pela tradição do que pelas prendas!
EliminarBeijinhos
Já vi na TV este ano uma senhora entrevistada que disse ter gasto 500euros em prendas...ainda dizem que não há dinheiro ^^
ResponderEliminarNão há dinheiro mas é para nós ahah
EliminarBeijinhos
obrigada pelo comentário <3
ResponderEliminarconcordo plenamente! mas felizmente essa essência ainda é visível em algumas famílias :D
www.pinkie-love-forever.blogspot.com
Sim, e isso deixa-me muito feliz!
EliminarBeijinhos
Cá vão as minhas perguntas: O que mudarias no Natal em relação ao consumismo? O que mais gostas no Natal e o que mais gostas no ano novo? Algum desejo/resolução para 2017?
ResponderEliminar♥
Pretty Little Stories
Muito obrigada minha querida!
EliminarBeijinhos
é pena reparar que as pessoas ficam mais consumistas quando chega o Natal.
ResponderEliminarxoxo,
Ana Rita Leite
WHITE DAISY
É horrível ver isso!
EliminarBeijinhos
O texto está muito bom!! Não podia concordar mais <3
ResponderEliminarbeijinho
Inspiring <3
Obrigada
EliminarBeijinhos
Concordo completamente com o texto! O natal está cada vez mais a ser importante no que toca a receber bens materiais e não em estar juntos dos seus familiares
ResponderEliminarBeijinhos,
Shades of a Girl
Isso custa tanto a ver!
EliminarBeijinhos
Eu, como já disse e sempre digo, não gosto do natal (motivos pessoais ><) E concordo totalmente com você... Para mim, o Natal se quer existe. É tradição? Sim, porém entupida de um horrível habito consumista Skull Minds |Twitter |Tumblr | Snap: maisaindia
ResponderEliminarÉ verdade. Nem todos gostam do Natal!
EliminarBeijinhos
O importante é não nos deixar-mos afetar pelo dito consumismo. Comprar apenas prendas para aqueles que mais gostamos. Não precisamos de gastar uma pipa de massa (como se costuma dizer). Na mina opinião basta uma lembrança para que as pessoas saibam que as amamos e que gostamos de as ter na nossa vida. Este é o meu ponto de vista.
ResponderEliminarBeijinhos
Blog: Concha
Não podia concordar mais contigo. Eu dou mais valor a algo pequeno mas que seja dado com carinho do que a algo enorme e que foi comprado só porque era uma obrigação!
EliminarBeijinhos
Eu concordo muito com a Ana. É verdade que de ano para ano se vê um aumento do consumismo no Natal, mas cabe a cada um decidir se o espírito natalício é mesmo esse e não se deixar levar pelo consumismo :)
ResponderEliminarBeijinhos
O blog da Mó | Instagram
Exatamente, cada um decide!
EliminarBeijinhos
Concordo totalmente , porém tambem digo que deviamos ser solidários, ajudar uns aos outros e não rebaixar os outros todo o ano . Não só nesta época , infelizmente as pessoas só se lembram de ser "melhores " nesta epoca , mas deveriam ser todo o ano :)
ResponderEliminarBeijinhos ♡ Feliz Natal O Olhar da Marina
É exatamente isso. Só no Natal é que as pessoas se preocupam!
EliminarBeijinhos
Eu gosto das festas de Natal, de estar com os amigos e família. Mas, é verdade que o espírito consumista marca esta quadra, de forma exagerada, mas evito valorizar as compras....
ResponderEliminarConcordo um bocadinho com os dois lados... Consigo perceber o lado da Ana quando diz que há muitas pessoas que "fingem" preocupar-se com os outros nesta altura, mas também sei de muito boa gente que ajuda mesmo os outros, não só nesta altura, como no resto do ano. Mas sim, concordo que o Natal já se tornou um bocadinho consumista, mas, para mim, Natal é convívio com a família e é uma altura do ano muito especial :)
ResponderEliminarBeijinhos, xx
My Little Corner
Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!