ACMA: Como Tudo Começou Com A Minha Fobia | Sentimentos

Mais um mês que estamos a viver e, com ele, vem um novo post do ACMA (A Cultura Mora Aqui). Para quem não sabe, eu juntei-me a este projeto este ano e tenciono continuar a participar nele até este acabar! Podem ver o meu primeiro post para o ACMA aqui.
O post deste mês do ACMA é sobre Sentimentos. Pediram-nos para não tornarmos as coisas tão óbvias e não falarmos só de amor pois esse não é o único sentimento que existe. Existe medo, nojo, alegria e tantos outros e quando nos falam de sentimentos só nos lembramos de amor.
Como sentimento, para falar neste mês do ACMA, decidi escolher o medo e contar-vos uma história da minha vida. Escolhi o medo porque eu tenho medo/fobia de aranhas, para quem não sabe, chama-se aracnofobia. Quem tem esta fobia ou outras fobias relacionadas sabe o quanto custa para nós que um animal tão pequeno e, aparentemente, inofensivo nos meta tanto medo.
Tudo começou quando um dia estava sentada no sofá de casa da minha avó, uma casa já antiga e, normalmente, com aranhos por aqui e por ali. Estava muito bem disposta quando vejo um dos meus “amiguinhos” (como a minha mãe lhes chama) mesmo à frente dos meus olhos. Estava no fio de uma teia e estava literalmente ali à minha frente. Comecei a berrar e fiquei tão pálida que a minha mãe temeu que eu fosse desmaiar. Comecei a tremer e a coçar os braços, as mãos, a cara, tudo. Foi aí que nos apercebemos da fobia que eu tinha.
Desde esse dia que já tive mais crises destas e não imaginam a dor e o nojo que aquilo me faz sentir. Eu tenho mesmo medo de um animal pequenino daqueles e, às vezes, tenho raiva de mim mesma por ter medo de um animal tão pequeno. Eu acho que já perdi a conta às vezes que tive um ataque de fobia. Creio que a maioria da minha ansiedade começou mesmo aí. Porque antes disso eu era uma pessoa mais calma e agora tenho bastantes ataques de pânico, de fobia. Ataques que às vezes nem consigo explicar porque os estou a ter.
Caso, alguém por aí, tenha o mesmo problema, quero-vos dizer uma coisa que me dizem sempre e que nem sempre resulta: “é um animal pequeno. Ele tem mais medo de ti do que tu dele”. Eu às vezes tento pensar assim e tento-me acalmar mas acreditem, nem sempre resulta, sou muito sincera.
Mas há 3 dicas que comigo têm resultado bastante e quero partilhar essas dicas com vocês porque também me deram e quero-vos dar a vocês! Respirem fundo várias vezes, acreditem que nos acalma bastante; pensem numa coisa, num sítio que seja relaxante e onde não hajam aranhos; e se precisarem de chorar, chorem. Alivia bastante a dor e o medo.
Não façam como eu e não se arranhem, não arranquem cabelos, não façam nada que depois de vos dar o ataque se vão arrepender de ver. Eu já me arranhei toda numa mão e ficou uma ferida com os meus dedos marcados e arrependi-me bastante depois de ver!
São poucas as dicas que vos dei em cima mas comigo resultam. Caso a fobia seja excessiva façam um tratamento. Há várias maneiras de ultrapassarmos as nossas fobias (eu é que não tenho coragem de experimentar)! Podem experimentar psicanálise, ir a um psicólogo ou outro tratamento. Há 1001 tratamentos que podemos fazer para combatermos as nossas fobias e, se quiserem, qualquer dia faço um post relacionado com tratamentos para combatermos as nossas fobias e ansiendade.
Se também quiserem participar neste projeto, basta enviarem um mail para corsemfim@gmail.com, pois qualquer blogger/youtuber pode participar, mas saibam que aqui não se fala de moda ou beleza, há temas definidos. E também não precisam de participar todos os meses. Abaixo vou deixar a lista (com links) de todos os blogs que estão a participar. Vão lá dar uma vista de olhos!
Mentes Criativas
Oh Pêssegos; Anda Daí; Miss Melfe; The Eyes of a Mermaid; Comic Life;
Cor Sem Fim
Se também quiserem participar neste projeto, basta enviarem um mail para corsemfim@gmail.com, pois qualquer blogger/youtuber pode participar, mas saibam que aqui não se fala de moda ou beleza, há temas definidos. E também não precisam de participar todos os meses. Abaixo vou deixar a lista (com links) de todos os blogs que estão a participar. Vão lá dar uma vista de olhos!
Mentes Criativas
Oh Pêssegos; Anda Daí; Miss Melfe; The Eyes of a Mermaid; Comic Life;
Cor Sem Fim
Convidados
Alguém com fobias por aí?
39 comentários
Sentimentos é sempre uma coisa complicada! Obrigada por partilhares essa parte de ti connosco e pelas dicas que deste!
ResponderEliminarBeijinhos,
BabyLú
http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt
É sempre algo muito complicado
EliminarObrigada eu pelo apoio
Beijinhos
Não imagino o difícil que deve ser. Espero que ao longo da tua vida consigas controlar cada vez melhor o medo.
ResponderEliminarMil beijinhos,
Life with Ju
Obrigada
EliminarBeijinhos
O projeto é mesmo interessante!
ResponderEliminarPartilho dessa fobia
r: Nunca mais chega ao fim de março ahah
Uma fobia horrível!
EliminarBeijinhos
Obrigada por partilhares connosco a tua fobia. É importante percebermos que todos temos medos.
ResponderEliminarBeijinhos,
inesmartinsxx.blogspot.pt
Todos temos medos. Uns mais que os outros! Obrigada
EliminarBeijinhos
Gostei das dicas! :)
ResponderEliminarA Marca da Marta
Obrigada. Beijinhos
EliminarEu também tenho aracnofobia e sei perfeitamente do que estás a falar! Eu acho que ultrapassa mesmo o nojo, é repugnância. Uma vez vi uma aranha horrorosa, amarela e enorme, nunca tinha visto nada assim. Entrei completamente em pânico!
ResponderEliminarEspero que consigas arranjar cada vez melhores estratégias para lidares com o assunto! Força (:
Beijinhos!
wallflowerbyines.blogspot.pt/
Obrigada pelo apoio minha querida
EliminarBeijinhos
Gostei tanto do teu post, é muito difícil partilhar as nossas fraquezas.
ResponderEliminarBeijinhos,
Love is the new black
Não é fácil partilharmos os nossos medos
EliminarObrigada pelo apoio
Beijinhos
Obrigada :)
ResponderEliminarPartilho exactamente do mesmo medo que tu :)
Beijinhos
https://a-carlota.blogspot.pt/
Um medo terrível
EliminarBeijinhos
Eu não sou nada fã de aranhas, mas não as odeio ao ponto de ter ataques. Deve ser horrível, apesar de ser uma pessoa bastante ansiosa, nunca tive nem um ataque de pânico nem de fobia. Espero que consigas torná-los menos frequentes! Beijinho,
ResponderEliminarsabes o que são tankinis? descobre aqui! // neptunesecrets.blogspot.pt // facebook
Obrigada pelo apoio
EliminarBeijinhos
O animal que me arrepia e me deixa mesmo irracional é a barata, não sei porquê, na verdade é inofensivo... a nossa mente é uma coisa muito estranha.
ResponderEliminarTambém nao gosto de baratas mas não tenho fobia
EliminarBeijinhos
Eu tenho uma fobia, já li uma vez o nome dela, mas não me lembro. Basicamente, tenho medo de "cair" quando estou em sítios altos. Não é vertigens, porque a altura em si não me incomoda, desde que me sinta segura. O meu problema começa a partir do momento em que há a possibilidade de cair, começo a imaginar a queda na minha cabeça vezes sem conta e paraliso (literalmente). É como tu dizes, temos noção que é ridículo, mas não dá para controlar =p
ResponderEliminarTer fobias é horrível
EliminarBeijinhos
Fico contente que tenhas participado novamente no projecto! Tenho uma amiga que tem a mesma fobia, e só lá vai mesmo com tratamento :/
ResponderEliminarBeijocas,
ANDA DAÍ!
Tenho mesmo que recorrer a alguém
EliminarBeijinhos
Para ser sincera, acho que não tenho assim nenhuma fobia muito grande mas acho que deve ser uma aflição indescritível! :\
ResponderEliminarTHE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //
É horrivel mesmo
EliminarBeijinhos
Um bom projecto não tenho fobias
ResponderEliminarhttp://retromaggie.blogspot.pt/
Não tenho nenhuma fobia. Espero que consigas ultrapassar isso!
ResponderEliminarBeijinhos querida <3
O Planeta da Inês | Mudanças: blog e pessoal
Obrigada pelo apoio
EliminarBeijinhos
Gostei bastante do post. Sentimentos é sempre algo complicado que nem todos sabem 'enfrentar' ou viver bem com determinados sentimentos, obrigada pela partilha! :)
ResponderEliminarStyle Days Blog
Obrigada pelo apoio
EliminarBeijinhos
De aranhas tenho apenas um medo terrível, sempre que vejo uma tenho uma sensação de impotência, quase nojo. Fico sem saber o que fazer. Porém acho que não se pode chamar fobia. Fobia, fobia tenho a nadar em lugares onde não consiga ver e/ou tocar no fundo. Isso sim, dá-me uma ansiedade tremenda!
ResponderEliminarKiss, Mariana Dezolt
Messy Hair, Don’t Care
Também odeio isso
EliminarBeijinhos
Eu tenho fobias a ratos, felizmente não me aparecem muitas vezes heheh
ResponderEliminarTens muita sorte ahah
EliminarBeijinhos
É muito complicado para quem não sabe o que é viver com uma fobia explicar que não é um simples medo, não vale a pena dizerem algo racional porque a fobia não é racional. E ataques de pânico não são brincadeira, aconselho mesmo que sejas vista por um psicólogo
ResponderEliminarBeijinhos
Blog ChocoPink / Instagram / Facebook
Nao sao de todo brincadeira mas felizmente já nao tenho ha muito tempo
EliminarObrigada pelo apoio
Beijinhos
Obrigada por partilhares connosco estes detalhes sobre a tua fobia e sobre as formas que usas para a controlares, acredito que não tenha sido nada fácil, mas que é bom para quem sofre do mesmo, porque traz um sentimento de companheirismo e de "não estamos nisto sozinhos". Quanto ao medo do tratamento, não tenhas! Já frequentei um psicólogo e não há mal nenhum nisso e acredita que muitas vezes ajudam mesmo muito! Espero que consigas superar a tua fobia mais e mais a cada dia que passa!
ResponderEliminarUm beijinho,
Bia do Bookaholic.
Fazes bem fazer o esforço para ultrapassar as fobias!!
ResponderEliminarMuito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!