Como Melhorar A Gestão Do Tempo?
O grande problema de todos nós é: como rentabilizar o tempo? É algo difícil mas com algumas dicas conseguimos tornar isto realidade.
As dicas que vos vou dar hoje aplicam-se a quem anda na faculdade ou a quem trabalha. Muitas das vezes estamos com a cabeça na pilha de folhas que temos à nossa frente e temos tantos deadlines para cumprir que parece tudo impossível de fazer. Mas hoje esse problema vai-se resolver (espero eu)!
Usar uma agenda
Eu sei, isto aparece em todos os posts de organização mas a verdade é que uma agenda faz toda a diferença. Eu já experimentei imensas agendas e todos os anos tenho um tipo de agenda diferente! A deste ano é da Mr. Wonderful, de vista semanal (a que está na foto). Pode ser um pouco carita mas digo-vos, eu amo esta agenda! Usar uma agenda é meio caminho andado para nos organizarmos.
Fazer listas
As famosas listas de tarefas também são bastante importantes. Se pusermos tudo o que temos que fazer naquele dia numa lista e formos riscando à medida que fazemos as coisas, primeiro vamos estar mais organizados e depois motivados pois quanto menos coisas estiverem na lista, melhor!
Estabelecer prioridades
Comecem a trabalhar na coisa que é prioritária. Que têm que fazer/entregar primeiro. Se fizerem uma lista com as vossas prioridades é mais fácil saberem o que têm que fazer primeiro e, assim, não correm o risco de começar com a coisa menos importante e depois ter que fazer o que é mais importante para último!
Não fazer multitasking
Vamos cá estabelecer uma regra. Fazer muita coisa ao mesmo tempo dá sempre mau resultado. Se estivermos a fazer duas coisas ao mesmo tempo a qualidade em ambas vai ser reduzida. Pode até reduzir o tempo que temos que estar a trabalhar mas preferem estar mais tempo numa tarefa e sair perfeita ou trabalhar em duas e saírem as duas mal?
Tempo limite para as tarefas
Quando estiverem a fazer a lista de tarefas, estabeleçam logo um x de tempo que querem dedicar àquilo! Depois quando começarem a trabalhar coloquem o despertador e assim que tocar, façam uma pausa de 10/15min e passem à próxima tarefa.
Saber dizer "não"
Aprender a dizer "não" é algo muito importante para este processo. Se tens já tanta coisa para fazer, não tenhas medo de dizer que não a uma saída ou a aceitar mais um projeto no trabalho.
Ter bons hábitos
Quando digo isto refiro-me a boas noites de sono, a uma boa alimentação, por exemplo. Se descansarmos o cérebro vamos estar muito mais aptos no dia seguinte para as nossas tarefas. Uma alimentação saudável com todas as proteínas e vitaminas que são precisas também é extremamente importante!
Eliminar maiores distrações
Não vale a pena termos tudo isto que disse anteriormente se não eliminarmos as nossas distrações. Para mim é o telemóvel. Quando preciso de cumprir um prazo ou estudar, tenho que colocar o telemóvel na ponta oposta onde estou. E a vocês?
Lembrem-se de uma coisa, a vida não é só trabalho ou estudar. Temos que ter tempo para nós, para nos divertirmos, para sairmos com os nossos amigos e termos tempo para estar com a família.
Sejam gestores do vosso tempo e incluam este bens maiores na vossa rotina e serão muito mais felizes!
Melanie x
33 comentários
Dicas valiosas! Ando a melhorar nisto da gestão do tempo, mas continuo longe de ser exemplo...
ResponderEliminarBLOG | CANAL ♥
O que interessa é que tens tentado ahah
EliminarAmei as dicas! Vão dar-me jeito agora para a universidade! ;)
ResponderEliminarBeijinhos,
Ella Morgan
moonlightfelicitydestin.blogspot.com
Dão muito jeito, principalmente aí ahah
EliminarIronias da vida? Estar a estudar gestão e ser uma merda a ferir o meu tempo 🙄
ResponderEliminarVou (tentar) pôr as tuas dicas em prática e melhorar, gostei muito!
Ahahah ironias da vida
EliminarEspero bem que melhores
Muitas destas dicas fazem parte do meu dia a dia, porque são extremamente práticas e úteis!
ResponderEliminarAinda bem que segues algumas destas dicas! São valiosas ahah
EliminarExcelente post :) Nso d fácil com um menino de 2 anos sempre a pedir atenção mas estou a seguir estas dicas:)
ResponderEliminarBeijinhos
https://matildeferreira.co.uk
Ah pois, com um menino de 2 anos deve ser bem mais difícil!
EliminarOi Mel! Que post maravilhoso! Desde o ano passado parei de fazer mil coisas ao mesmo tempo e so ao mudar isso meu tempo parece que triplicou! Amei demais todas as suas dicas! Cheguei agora ao seu blog e ja amei tudo, muito lindo, muito bem escrito e voce super simpatica! Muito sucesso! Beijinhos
ResponderEliminarMultitasking é mesmo terível!!
EliminarOhh muito obrigada minha linda! Espero que gostes
Concordo totalmente. É essencial e importante saber-se gerir o tempo para não estar-mos a sofrer com o que podia ter-mos feito e resolvemos adiar pelas mais variadas desculpas. Beijinho
ResponderEliminarÉ mesmo importante! Depois de colocarmos estas simples dicas em prática é tudo muito mais fácil!
EliminarObrigada!
ResponderEliminarEu confesso que peco na parte do multitasking. Penso que vou demorar menos tempo, mas às vezes acabo por baralhar tudo!
ResponderEliminarTHE PINK ELEPHANT SHOE
O multitasking é o erro de muita gente. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo não significa ganhar tempo mas sim perder porque acabamos sempre por nos atrapalhar :)
EliminarOi!
ResponderEliminarEu acho que seguiria tudo certinho, menos a parte de dizer não.
Eu não sei negar!
www.umminutoparaocosmo.blogspot.com
Eu também era igual mas assim que aprendi a dizer não, tudo melhorou no meu tempo e também na minha vida
EliminarGostei dos teus conselhos e dicas
ResponderEliminarRêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram
Obrigada linda :)
EliminarAdorei as dicas, algumas já pratico como a agenda, a minha é da Primark e gosto muito dela porque tem uma zona para escrever as prioridades do dia e os goals do dia, é bastante versátil, ajuda-me imenso quando preciso de planear os meus dias por causa do blog e do trabalho.
ResponderEliminarBeijinhos,
Throwalense
Por acaso nunca vi nenhuma agenda na Primark de Coimbra (que é onde vou) mas vou começar a estar mais atenta e pode ser que quando tiver que trocar a minha, que encontre lá!
EliminarUso muito destas dicas!!! A minha agenda também é da mr wonderful!!!
ResponderEliminarA que peco mais é a dos hábitos... por vezes durmo poucas horas e isso dificulta imenso no estudo.
xx Cloud ♥
BLOG || INSTAGRAM
Temos que dormir as horas recomendadas porque se não estamos tramados ahah
EliminarA Clinique é uma marca que vale mega a pena :D
ResponderEliminarótimas dicas, minha querida! felizmente consigo uma ótima gestão de tempo :)
NEW BRANDING POST | MILK_SHAKE: THE BEST NEWS FOR YOUR HAIR.
Instagram ∫ Facebook Official Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Obrigada meu querido! Ainda bem que isso assim é! Eu era terrível neste aspeto ahah
EliminarUsar agenda: sempreeeeee
ResponderEliminarbeijinho*
DREAMS OF A PRINCESS
Ahahah é essencial!
EliminarDescobri agora o blog e estou a adorar!
ResponderEliminarDe facto fazer listas ajuda e imenso
Obrigada! Espero que fiques por cá mais tempo!!
EliminarSim, é algo muito importante mesmo
Boas dicas!
ResponderEliminarAté agora não me dei bem com as agendas, tenho de tentar de novo. O telemóvel também é um dos meus maiores motivos para me distrair. Tenho de começar a fazer como dizes e colocá-lo bem longe de mim.
ResponderEliminarConheci o teu blogue hoje e gostei bastante. Estou a seguir ^^
Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!