My Testimony || A minha experiência com Deus e como Ele me salvou
Hoje trago-vos um post que é muito importante para mim e que partilha um pouco a minha história com Deus e como é que ele me salvou de um grande buraco negro que foi o início de depressão que tive. Sei que para muitas pessoas este post pode não fazer sentido, mas senti que o tinha que partilhar com vocês porque mesmo que ajude apenas uma pessoa ficarei muito feliz.
Partilho com vocês várias vezes a minha fé, a maioria das vezes que leio a Bíblia, mas nunca partilhei a minha história com vocês e creio que essa é a peça que falta para muitas pessoas perceberem o porquê de eu ser assim tão devota à religião.
Desde sempre que eu fui criada numa família que acreditava em Deus e nas Suas graças. A minha mãe foi um dos seus milagres. Porquê? Porque há pouco menos de 20 anos descobriram que ela tinha uma doença rara e que ainda hoje não tem cura. Quando os médicos descobriram o que ela tinha, deram-lhe meio ano de vida. Não havia nada que eles pudessem fazer porque ela não iria aguentar nenhum procedimento cirúrgico de tão fraca e magra que ela estava. "É apenas esperar", diziam eles. Eu tinha acabado de entrar para a escola primária e a minha irmã estava alguns anos à frente. Para a minha mãe foi como se lhe tivessem cortado um bocado dela. Até que ela pediu a Deus que lhe deixasse criar as filhas. Ainda tinhas as filhas pequenas. E adivinhem, passados tantos anos ela continua cá e os médicos ainda se surpreenderam com este milagre. Porque realmente não havia nada que a salvasse. Aos poucos ela foi ganhando mais forças e foi então que lhe puderam dar a medicação certa. Isto depois do meio ano de vida que lhe tinham dado.
Mas eu nem sempre acreditei em Deus, mesmo depois de várias provas que ele me dava da Sua Graça e dos seus milagres, principalmente através da minha mãe. Fiz todos os anos da catequese, só porque os meus pais queriam. Ia à missa para a minha mãe não ir sozinha, mas nada à minha volta fazia sentido para mim.
Na faculdade então é que eu não acreditava mesmo. Perdi-me completamente do meu caminho. Ia a imensas festas e apanhava grandes bebedeiras. Olhando para trás nem eu me reconheço. Depois da faculdade continuava igual. Sempre que havia uma oportunidade de beber, eu bebia quase até cair. Cometia todo o tipo de erros que não se deve cometer.
Até que fiquei desempregada em plena pandemia do Covid. Como podem imaginar, para mim não fazia sentido. Se havia um Deus porque é que eu tinha que ficar desempregada logo naquela altura... Se existisse um Deus ele não poderia ser assim tão bom. Comecei a isolar-me dia após dia. Não queria falar com ninguém, não queria fazer nada. Não via sequer luz ao fundo do túnel. Senti-me mesmo a cair num buraco negro.
Comecei a ver esporadicamente alguns sermões de algumas Igrejas, a estudar mais a Bíblia e a querer conhecer mais sobre a vida de Jesus. Mas mesmo assim parece que não conseguia sentir a presença junto a mim. Até que, no início deste ano, houve um dia em que me senti mesmo a bater no fundo. Fui para a cama e chorei rios. Até que pedi a Deus que me acalmasse aquela dor, que me tirasse aquela pressão do peito porque eu já não aguentava mais viver assim. Preferia acabar com a minha vida do que continuar a sofrer assim. E, de um momento para outro, senti a presença d'Ele. Aquela dor desapareceu, as lágrimas abrandaram e senti que ia ficar tudo bem. Foi aí que senti que Ele me tinha salvado.
Desde aí que não passo um dia sem falar com Deus, sentia-me mesmo no cimo da montanha. Voltei a descer? Sim, mas foi apenas uma forma de abalar a minha fé e de me fazer voltar ainda mais forte. E agora tenho a certeza que por muito más que as coisas estejam, não estou sozinha.
Como diz uma música que eu adoro "Embora as tempestades possam vir e os ventos possam soprar, eu permanecerei firme".
Esta foi a minha história do meu encontro com Deus e como ele me salvou de uma vida miserável. Neste momento sinto sempre o Espírito Santo comigo para me acalmar.
Só quem já experienciou a presença de Deus poderá perceber aquilo que falo, mas além da minha história, quero também responder a algumas perguntas que me fizeram pelo Instagram e que poderão ser as perguntas das pessoas que estão a ler este post!
Q&A
1. O que fazes para te sentires mais próxima de Deus? Sei que lês a Bíblia, há algo mais?
Tento ler a Bíblia todos os dias, sim. Além disso ouço imensos podcasts sobre fé, como ouvir o que Deus nos diz. No fim do post vou deixar alguns para o caso de existirem interessados, ouvirem. Ouço imensa worship music também e é uma das situações onde sinto mais a presença de Deus porque ouço e sinto todas as letras e em certas músicas até fico mesmo arrepiada e com vontade de chorar (de felicidade claro). Por último, vejo imensos sermões (principalmente de Igrejas típicas americanas), todos os domingos. É outra grande maneira de me sentir próxima d'Ele. Além disto tudo falo IMENSO com Deus. Sou capaz de estar horas simplesmente deitada na cama a falar e é algo que me acalma imenso e me faz sentir mais próxima.
2. Sentes que a tua fé é mais forte quando te isolas ou o contrário?
Apesar de ter uma comunidade muito pequena à minha volta, sinto que a minha fé é mais forte quando estou com outros, quando partilho a minha história e ouço o que me têm a contar e ensinar. Fomos feitos para estar em comunidade e não isolados porque é quando estamos mais isolados que o inimigo ataca. Mas também gosto muito do meu tempo sozinha com Deus.
3. Qual é a tua religião?
A minha religião é a Católica.
4. Como consegues ter tanta fé em algo que não vês? Ou que não conheces?
Posso não ver, mas sentir sinto todos os dias e é por isso que tenho tenho tanta fé :) Além de todas as coisas que já experienciei e vivi. É mesmo algo que se sente e quando vemos as Suas obras não podemos ignorar a Sua presença. Para O conhecer, basta abrir a Bíblia e ler. Tem lá tudo o que precisamos de saber e conhecer.
5. Há coisas que, cientificamente falando, não fazem sentido na Bíblia. O que achas disto?
Há pessoas que podem achar que a Bíblia e a Ciência não se ligam e são quase o oposto uma da outra, mas quem já leu a Bíblia e com atenção, vai perceber que não é bem assim. Por exemplo, na Bíblia sempre foi dito que a Terra era um globo (Isaías 40:22), enquanto que há muitos anos atrás ainda se acreditava que a Terra era plana e este facto só foi comprovado em 1522. Quando esteve tantos anos escrito num "livro" que ninguém lia.
Temos que ter em mente que a Bíblia não é nenhum livro científico, mas ela é exata quando fala sobre assuntos relacionados com a Ciência. E se forem pesquisar, existem muitas provas sobre isso. Às vezes é mas é mais fácil dizer que a Bíblia não está lado a lado com a Ciência, principalmente quando não se lê. Deixo aqui um site para visitarem que vos vai dar muitos mais exemplos sobre este tema.
6. Porque só assistes sermões de Igrejas americanas?
Passei várias anos a ir às nossas Igrejas típicas, mas com o passar do tempo parece que faltava ali qualquer coisa. Parece que saía a saber o mesmo (ou seja, nada) e não conhecia Jesus. Então foi quando dei uma oportunidade aos sermões típicos americanos e foi a melhor decisão que tomei. Ainda vou algumas vezes à nossa Igreja porque lá sinto ainda mais a presença de Deus, mas realmente quem sigo mais são os sermões americanos.
7. O teu namorado também acredita em Deus?
Não. Quando o conheci nem sequer estava com a minha fé no ponto em que está agora, então seria praticamente impossível conhecer alguém que acreditasse porque eu não frequentava comunidades de Deus nem conhecia ninguém que acreditasse. Ele pertence ao "grupo" dos não crentes, mas respeita-me em tudo o que eu faço e acredito. Às vezes até me faz perguntas sobre a minha fé e assim. Quando eu encontrei Deus "a sério", foi algo que me preocupou bastante, mas por enquanto não temos tido assim grandes problemas. Vamos ver o que nos guarda o futuro.
Podcasts que ouço e me aproximam mais de Deus:
- The Good Life
- Happy & Healthy
- Unfiltered Faith
- The Porch
E se chegaste até aqui muito obrigada! Se já sentiste a presença de Deus, dá o teu testemunho nos comentários. Gosto imenso de ver as maneiras diferentes que Deus atua na vida das pessoas.
2 comentários
Ate aos 18 fui catolica, contrariada... fiz tudo ate ao crisma. Li a Biblia toda durante um Verao da minha adolescencia, como se fosse um conto de fadas para adultos. A minha parte preferida é a do Apocalipse. Aos 20 anos tive uma Depressao muito forte, foi quando me descobri. E foi preciso tentar matar-me para sair dela... Todos nos precisamos de acreditar em algo para viver. Tao simples quanto isso. Quanto mais nao seja termos fe em nos mesmos. Acho que é a base de tudo.
ResponderEliminarAcredita que te entendo. Os sitios onde eu sinto mais a presenca de Deus, ou onde eu me sinto melhor comigo mesma sao junto ao mar, no meio da Natureza, na capela das almas no Porto ou na igreja de St. Martin on the fields ca em Londres, em Trafalgar Sq.
Depois da Igreja catolica experimentei a igreja evangelica porque sempre gostei das igrejas gospel americanas mas quando vi que tambem existia a mesma hipocrisia da igreja catolica sai de la e so parei na praia onde realmente senti a presenca de Deus, da mae Natureza. <3
Entendo tão bem o tormento e a salvação que referes. Como já falámos, sabes que também passei por algo semelhante com a depressão e foi nos piores dias que não saía da cama, apenas chorava e temia magoar-me a mim mesma que pedi ajuda a Deus, que me ajudasse, me livrasse daquele sofrimento.
ResponderEliminarApesar de acreditar e ter a minha fé, também anteriormente a pus em causa por variados motivos. Desde então que leio alguns livros, falo com Deus, faço os meus pedidos e tem sido sempre o meu porto seguro. Por vezes sinto mesmo aquela presença e fico muito mais leve e feliz.
Que Deus te acompanhe em cada passo que deres e que a tua mãe dure muitos anos :)
Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!