Como e porque leio a Bíblia?
Há uns tempos, escrevi um post a falar sobre a minha fé e a explicar como é que Deus me tinha salvado de mim mesma e da vida que levava. Hoje vou um bocadinho mais além e explicar-vos o porquê de ler a minha Bíblia e como é que o faço.
Quando vos perguntei sobre este post no Instagram, imensos de vocês queriam este post e não imaginam o quanto isso me deixa feliz. O último post não só foi um dos mais vistos do blog como foi um dos mais pessoais que partilhei. Se não leram esse post e querem ler, podem fazê-lo aqui.
Mas agora vamos falar de um livro que me ajuda não só a estar mais próxima de Jesus e das suas obras mas também me ajuda a acalmar: a Bíblia.
Caso não saibam, existem imensas traduções da Bíblia e a que eu costumo ler é a NVI. Mas o mais importante é encontrares uma tradução que encaixe melhor em ti porque não são todas iguais e umas são mais simples que as outras. Aquelas que eu recomendo para quem está a começar neste caminho são: Nova Versão Internacional (a que eu tenho) e a Nova Versão Transformadora. Podem encontrar estas traduções e outras, com capas super originais, na CLC Portugal.
Agora que já falamos sobre que Bíblia escolher, vamos falar sobre o porquê de eu sentir esta necessidade de ler a Bíblia quase todos os dias.
A Bíblia é, nada mais nada menos, do que o sítio onde eu vou buscar todo os conhecimento sobre a vida de Jesus e também força e calma para eu enfrentar todos os meus dias. Por vezes pensamos que basta cuidar do corpo e esquecemo-nos de tratar a mente e espírito e de os alimentar. E é isso mesmo que acontece quando leio a Bíblia: alimento a minha mente e o meu espírito de coisas boas. Além disso, faz com que me sinta ainda mais próxima de Jesus e dos seus ensinamentos.
Há muitas pessoas que podem pensar que a Bíblia é apenas um livro de regras, mas não. É um guia para qual caminho devemos ir, se nos queremos encontrar com Jesus. Um guia que nos explica o porquê de irmos por ali e o que "acontece" se formos pelo outro caminho.
Mas, como é que eu leio a Bíblia?
Primeiro é muito importante ter-se uma Bíblia física. É muito mais fácil para ler, para sublinhar, escrever e acaba por ajudar a perceber tudo muito melhor. Se queres começar já e não tens um Bíblia física, instala a aplicação da Bíblia da YouVersion e lá tens todas as traduções da Bíblia e imensos planos e devocionais que te ajudam.
Existe muita gente que ainda tem essa dúvida, porque nunca sabe por onde devem começar. Eu aconselho sempre a começarem pelos 4 evangelhos: Mateus, Marcos, João e Lucas. Nestes evangelhos, vais ficar a conhecer mais as obras e vida de Jesus. Recomendo que comeces por Mateus ou por João porque são os mais pequenos e se leres um capítulo por dia, vais começar a criar um hábito. Precisas de 21 dias para começar a criar um hábito e Mateus tem 28 e João 21 capítulos. Se quiseres começar com algum livro do Antigo Testamento, começa pelos Salmos ou Provérbios. É dos livros mais reais, crus e vais perceber imenso, principalmente se fores uma pessoa emotiva.
Eu comecei a ler Mateus, depois passei para os Salmos e agora estou a ler os Provérbios. E algo que me ajuda bastante e eu aconselho, é teres um devocional que te ajude a perceber melhor a Bíblia e que te guie na leitura. Na App da Bíblia da YouVersion tens imensos, caso queiras começar e não queiras comprar logo um devocional físico.
Se fores como eu e te distrais com facilidade, o que te aconselho é teres um pequeno caderno ao teu lado para ires escrevendo os teus pensamentos e os teus versos favoritos. Desta forma vais também memorizar os teus versos favoritos e que te tocam de alguma maneira. Eu tenho o meu journal que está cheio de apontamentos da Bíblia, pensamentos e tudo mais. Sou muito crua e real naquele journal.
Não tenhas medo de sublinhar ou escrever a Bíblia. É sinal que estás a começar a sentir o "puxão" de Jesus e queres saber mais sobre ele. É o estares a criar uma relação. A minha Bíblia está quase toda sublinhada e escrita e não há mal nenhum nisso!
Além disso há alguns livros que te ajudam a perceber melhor a Bíblia e devocionais que te ajudam a criar o hábito de ler e que te guiam. Infelizmente não conheço muitos em português, mas vou deixar aqui algumas sugestões:
- Grace is enough, Courtney Fidell;
- Don't Miss out, Jeannie Cunnion;
- Uma vida com propósitos, Rick Warren;
- Seamless, Angie Smith;
- Deus fala contigo todos os dias, Joyce Meyer;
- New Morning Mercis, Paul David Tripp.
Se chegaste até aqui, parabéns, estás um passo mais próximo de conseguir entender esta parte da minha vida e, quem sabe, não estarás a sentir o "puxão" para começares a fazer o mesmo. Já sabes que se tiveres dúvidas ou se simplesmente quiseres falar sobre este assunto, as minhas dm's estão sempre abertas!
Gostas de saber mais sobre este assunto?
0 comentários
Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!