Jane Eyre, Charlotte Brontë || Book Review

by - 12/08/2022




Título: Jane Eyre

Autora: Charlotte Brontë

Editora: Cranford Collection RBA (existe noutras editoras)

Tema: Romance || autobiografia || ficção

Número de páginas: 340 páginas

Avaliação: 4 estrelas // 5 estrelas



Disclaimer: Os links incluídos neste post são links de afiliados.



Sinopse

Jane Eyre é uma autobiografia ficcionada da protagonista que, depois de uma infância e adolescência desprovidas de afecto, se torna preceptora em Thornfield Hall e se apaixona pelo seu proprietário, Mr. Rochester. Plenamente correspondida nos seus sentimentos, Jane julga ter encontrado o amor por que ansiara toda a vida, mas Thornfield Hall esconde um segredo tenebroso que ameaça ensombrar a sua felicidade. Numa atmosfera misteriosa e inesquecível, acompanhamos esta heroína de espírito puro e apaixonado, que trava uma luta interior constante para se manter fiel às suas convicções e a si própria. Uma história sobre a liberdade humana, repleta de elementos dramáticos (incêndios, tempestades, tentativas de homicídio) que compõem uma atmosfera de mistério e suspense.



Compra o livro na Wook (outra edição)



A minha opinião

Desde que entrei neste mundo dos clássicos que Jane Eyre estava no topo da lista de livros a ler. Sempre ouvi boas reviews em relação ao livro e, para muitos, era o seu clássico favorito de todos os tempos.

Comecei a ler este livro em novembro e, sinceramente, não podia ter sido melhor altura para ler este menino. Apesar de não ter elementos spooky, todo o ambiente parece ser frio e que só se lê bem junto à lareira. 

Para mim, foi dos clássicos que li com mais fluidez e rapidez. Não sei se foi do livro ser escrito na primeira pessoa, se foi pelas notas diretas que a autora nos foi deixando ao longo do livro ou se foi só mesmo pela própria escrita da autora (ainda não li mais nenhum livro dela para poder compara), mas que li este livro num ápice, comparando com outros livros clássicos, li. 

Apesar de ter romance, não posso nem consigo considerar isto como uma linda e fofa história de amor. Mr. Rochester, na maior parte do livro, tem atitudes que não gostei, diria até mesmo algumas atitudes tóxicas em relação a Jane Eyre. Depois descobrimos o seu grande segredo e eu ainda fico de pé mais atrás com ele. Para mim, este livro é muito mais do que um romance. É a história de vida de Jane Eyre, com os seus altos e baixos, com a luta pela sua vida, com todos os seus sonhos e todas as dificuldades. Não sei se esta é mesmo a autobiografia de Charlotte Brontë ou se é apenas inspirada na sua história de vida, mas se for, Charlotte Brontë teve sim uma vida dura, cheia de surpresas, de desgostos e de felicidade também.

Agora também vos posso dizer que não se deixem guiar só pela sinopse! As últimas 200 ou 150 páginas têm tanto impacto como as primeiras páginas, a meu ver. Foi algo que me deixou super ansiosa, pensar que aquele poderia ser o fim de Jane Eyre, mas felizmente Jane decidiu seguir o seu caminho, mesmo contra a vontade de alguns. Decidiu seguir o seu coração e não o que seria até o melhor para ela. 

Se querem começar neste mundo dos clássicos então comecem por este! Mas não pensem que vai sair uma história de amor como em Orgulho e Preconceito ou Emma. Nada disso. Tal como já vos disse, para mim, este nem sequer é um romance. Simplesmente é mais fácil colocar este label no livro. Claro que ela encontra o amor (ou o amor encontra-a a ela), mas é muito muito mais do que isso!



Compra o livro na Wook


Já leram este clássico?

You May Also Like

0 comentários

Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!