As coisas que faltam, Rita da Nova || Book Review

by - 3/24/2023




Título: As coisas que faltam

Autora: Rita da Nova

Editora: Manuscrito

Tema: Romance

Número de páginas: 256 páginas

Avaliação: 4,5 estrelas // 5 estrelas



Disclaimer: Os links incluídos neste post são links de afiliado. 



Sinopse

Quando tinha oito anos, Ana Luís pediu pela primeira vez para conhecer o pai. Era muito comum a mãe dizer-lhe que não a tudo - não, não podia ir para casa das colegas porque tinha de estudar; não, não podia comer gelados porque eram só gelo e açúcar. De todas as respostas negativas que estava habituada a receber, porém, aquela foi a que doeu mais.

Ana Luís cresce a sentir que lhe falta algo e que não pertence a lado nenhum. a convivência com a mãe, uma mulher fria e dominadora, aprisiona-a num lugar solitário.

É na figura do pai que deposita todas as suas esperanças: ele é a peça do puzzle que falta e, quando o conhecer, a sua vida vai finalmente fazer sentido e sentir-se-á completa.

As Coisas que Faltam, o tão aguardado romance de estreia de Rita da Nova, traz-nos a história de uma mulher à procura do seu lugar no mundo.

Numa trama de densidade emocional crescente, a autora explora com destreza a complexidade da identidade humana, a importância do círculo familiar e as histórias que se repetem, às vezes de geração em geração.



Compra o livro na Wook



A minha opinião

Desde que a Rita anunciou este projeto dela que fiquei com imensa curiosidade de ler este seu primeiro livro de ficção. E a Rita entregou e fez furor com ele. E todo este hype que o livro tem é justificado e vale mesmo muito a pena ler.

Quando eu comecei a ler este livro sentia muita pena da Ana Luís. O livro começa quando ela tem apenas 8 anos e ela apenas queria conhecer o seu pai. Pensava que ele seria a peça do puzzle que faltava para ela perceber tudo da sua vida, à sua volta. À medida que a Ana Luís vai crescendo, vai fazendo escolhas um pouco duvidosas e quando chega a "nova adulta" faz com cada uma que eu fico mesmo irritada com a personagem 😂 Passei de adorar a pequena Ana Luís para não aguentar a Ana Luís adulta. E enquanto lia o livro só pensava "oh rapariga, desenvolve". Isto porque a história é na primeira pessoa e a Ana Luís pensa IMENSO nas coisas!

Sendo um livro da Rita da Nova, pessoa que adora dramas e coisas tristes, estava à espera de muito mais ação. Estava à espera de mais drama, mais lágrimas derramadas e de chegar ao fim do livro numa poça de lágrimas. Mas não. O livro é o dia-a-dia de uma pessoa que tem como missão de vida encontrar o pai e tentar perceber o porquê de ele nunca ter estado presente. Ela pensa que é o pai que vai conseguir explicar tudo. Mas será mesmo assim?

O final deste livro foi muito impactante para mim. A Ana Luís percebe tudo aquilo que sempre quis saber e há algo na história que vai mudar o rumo da vida dela, o rumo da maneira como ela vê as coisas à sua volta e como vê a vida. Não vos posso dizer muito mais sem vos dar spoilers, só vos posso dizer que leiam. O livro não é tão dramático assim nem tem muita ação, mas é realmente muito bom. Faz-nos pensar "será que são as coisas que faltam que impactam a nossa vida e a nossa realidade?".

Este foi um excelente pontapé de partida para a Rita e elevou bastante a fasquia para o seu próximo livro! E, sinceramente, ele que chegue rápido 🤭



Compra o livro na Wook



Já conheciam ou já leram este livro?

You May Also Like

0 comentários

Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!