Com tecnologia do Blogger.
instagram mail
  • Home
  • Lifestyle
  • Reviews
  • Sugestões livros
  • Cinema
  • Receitas
  • Contacto

Mels Reads




Será que é desta que o tempo começa a ficar realmente frio para nos dar as vibes de outono? É que, normalmente, é no outono que eu costumo experimentar o maior número de receitas. É no outono que sabe bem algo feito no forno e comer quentinho. É no outono que a pastelaria tem outro sabor. Pelo menos para mim ðŸ˜‚

E hoje trago-vos uma receita que já fiz há algumas semanas e era deliciosa: donuts no forno. Sei que há imensa gente que não consegue comer donuts por causa de eles serem frito e a maior parte das receitas são mesmo só de donuts fritos, mas hoje vamos mudar isso! Hoje apresento-vos a minha receita de donuts no forno. São deliciosos, fofos e ótimos para quem não tem uma forma de donuts em casa (como eu). Claro que a receita acaba por ter que ser daquelas que vão a levedar por não termos formas, mas é muito simples e rápida de fazer.

Em breve quero ainda experimentar outra receita, mas essa já será mais simples e com uma forma de donuts.



Ingredientes

  • 250ml de leite;
  • 1 saqueta de fermento seco padeiro;
  • 500g de farinha;
  • 120g de açúcar;
  • 2 ovos;
  • 60g de manteiga amolecida ou à temperatura ambiente;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 1 pitada de sal




    Preparação

    1. Amorna o leite, junta o fermento e mexe até ficar bem dissolvido. 
    2. Peneira a farinha, deita-a numa tigela, adiciona o açúcar e a pitada de sal e mistura. Junta a mistura do leite e o fermento, bate bem. Depois adiciona os ovos e bate mais um pouco.
    3. Junta a manteiga amolecida e o extrato de baunilha e bate até ficar uma massa homogénea. Deixa levedar num local morno (mas não no sol direto), durante 1 hora ou até dobrar de volume.
    4. Estende a massa na bancada polvilhada com farinha e deixa-a com cerca de 2cm de espessura. Com um copo ou outro instrumento redondo corta a massa em círculos e depois, com outro instrumento mais pequeno (eu usei uma forma de biscoito miniatura que tinha cá em casa), corta o centro do círculo de modo a obteres a forma do donuts.
    5. Dispõe os donuts num tabuleiro com papel vegetal e deixa levedar mais 30 minutos. 
    6. Leva ao forno pré-aquecido a 200ºC, 15 a 20 minutos, ou até cozerem. Retira os donuts e deixa arrefecer bem.
    7. Decora a gosto. Eu decorei com manteiga derretida e açúcar, mas podes derreter chocolate e decorar a teu gosto. Dá asas à tua criatividade!



    Dica extra

    Se quiseres aproveitar tudo da massa, os círculos pequenos que fizeres para o buraco no meio, não os deites fora. Mantém o formato da massa que sai e faz pequenos donuts holes! Posso-te garantir que ficam tão ou mais deliciosos que os donuts ðŸ¤­





    Guarda o template para fazeres esta receita mais tarde






    Vais experimentar esta receita?

    10/12/2022 No comentários




    Se há algo que eu AMO é uma boa tarte de maçã. E já fiz várias receitas e nunca nenhuma fez tanto furor como esta. Foi uma junção de duas receitas que encontrei e com mais alguns ajustes a tirar daqui e meter acolá e saiu esta delícia de tarte. Já imensa gente provou e a reação é sempre a mesma "esta tarte é deliciosa!" E se vocês seguem o That Girl no Instagram, sabem as vezes que eu já fiz esta tarte ðŸ˜‚

    E como é claro, não podia ficar com uma receita destas só para mim não é? Por isso, vou partilhar com vocês hoje a minha receita de tarte de maçã coberta!



    Ingredientes

    Para a massa:

    • 360g de farinha T65
    • 200g de manteiga
    • 50g de açúcar
    • 1 ovo 
    • 60 ml de água
    • 1 colher de sopa de vinagre
    • 1 colher de chá de sal

    Para o recheio:

    • 830g de maçãs
    • 1 colher de sopa de sumo de limão
    • 100g de açúcar granulado
    • 50g de açúcar mascavado
    • 32g de farinha T65
    • 1 colher de chá de canela
    • 1/4 colher de chá de noz moscada em pó


    Preparação

    Massa da tarte

    1- Numa batedeira com o acessório gancho (também pode amassar à mão), junta a farinha, a manteiga, a água, o açúcar, o ovo, o vinagre e o sal.

    2- Envolve tudo muito bem e amassa até obteres uma massa bem ligada. Envolve em película aderente e leva ao frigorífico por 1 hora ou até ficar firme. 


    Recheio

    1- Enquanto a massa fica no frigorífico, começa a descascar e a cortar as maçãs. Por norma, costumo cortar em cubos, mas tu podes cortar como preferires. Depois da maçã pronta, rega com a colher de sopa de sumo de limão e reserva.

    2- Numa taça à parte, mistura o açúcar granulado, o açúcar mascavado, a farinha, a canela e a noz moscada, até estar tudo bem combinado. Coloca esta mistura por cima das maçãs, até elas ficarem completamente cobertas com os ingredientes secos. Deixa de lado para a maçã absorver bem estes ingredientes durante 15 a 20 minutos.

    3- Depois da massa estar firme, tira do frigorífico e divide-a em duas partes. Estende a massa entre duas folhas de papel vegetal (pois por norma ela agarra ao rolo da massa) até obteres 4 mm de espessura. Forra uma tarteira (de 22 cm de diâmetro) com papel vegetal e depois com uma das massas que acabaste de esticar. Apara os excessos da borda e pica o fundo com um garfo.

    4- Dispõe as maçãs na base da tarte até cobrir o fundo. Cobre com a restante massa, une bem os bordos e faz alguns cortes na superfície para as maçãs não ficarem duras.

    5- Leva ao forno pré-aquecido a 200ºC, cerca de 45 minutos ou até ficar lourinha. 

    6- Convém deixares arrefecer antes de desenformares para não partires. Aproveita pois até quentinha ela é boa!




    Vais experimentar esta receita?

    1/14/2022 1 comentários




    Sei que há por aqui imensos fãs de receitas simples, rápidas e, em especial, de bolachinhas. E, sinceramente, não há época melhor para biscoitos do que no inverno acompanhados com um chazinho quentinho! 

    Quando publiquei estas bolachinhas no Instagram todos queriam a receita por isso, aqui está esta receita super rápida, simples de fazer e deliciosa! ðŸ¤¤

    Comecem a preparar os ingredientes e façam esta receita no fim-de-semana, não se vão arrepender.


    Ingredientes

    • 500g de farinha;
    • 250g de manteiga à temperatura ambiente;
    • 150g de açúcar;
    • 1 ovo;
    • 1 vagem de baunilha ou 1 colher de café de essência de baunilha;
    • 1 pitada de sal;
    • 200g de recheio à escolha (eu fiz com chocolate e compota de morango).



    Preparação

    1- Numa taça envolve a manteiga, o açúcar, o ovo, as sementes da vagem de baunilha e o sal e envolver tudo muito bem, com uma colher de pau.

    2- Acrescenta a farinha peneirada, aos poucos, e vai envolvendo entre colocares a farinha aos poucos.

    3- Faz uma bola com a massa e envolve em película aderente. Deixa repousar no frigorífico durante 1 hora.

    4- Retira a massa do frigorífico e divide em duas partes.

    5- Estende as duas partes da massa e com uma parte faz as bases (eu cortei com um copo) e com a outra parte faz os topos. Nos topos vais querer cortar o meio com uma mini forma, como podes ver na minha fotografia.

    6- Leva ao forno, pré-aquecido a 200ºC, por 10 a 15 minutos ou até ficarem as bolachas douradas.

    7- Retira do forno e deixa arrefecer por completo. Depois de frias, coloca o recheio, nas bases, com um saco pasteleiro ou a barrar com uma faca e depois coloca os topos por cima, pressionando ligeiramente.










    Utensílios necessários:
    - Tabuleiro de forno;
    - Copo com diâmetro pequeno para cortar as bolachas;
    - Mini formas ou moldes para cortar o meio dos topos (Compra na Amazon.es - link de afiliado)
    - Rolo de cozinha;
    - Papel vegetal;
    - Saco pasteleiro (opcional).



    Vais experimentar a receita?

    12/15/2021 2 comentários




    Depois de alguns meses sem trazer para o blog uma receita, hoje venho dar-vos uma receita que eu adoro fazer nesta altura do ano porque tem uma das frutas da época que eu adoro: mirtilos.

    É uma receita super simples de fazer (nada comparado com as receitas de pão que tenho trazido), deliciosa, e que se come num instante! ðŸ˜‚

    Preparem lá os ingredientes e aventurem-se no próximo fim-de-semana, a fazerem esta maravilha. 


    Ingredientes:

    • 2 ovos;
    • 1 chávena de açúcar;
    • 1 chávena de natas;
    • 1/2 chávena de óleo;
    • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
    • 1/4 colher de chá de sal;
    • 2 chávenas de farinha;
    • 2 colheres de chá de fermento;
    • Casca e sumo de limão;
    • 225g de mirtilos;
    • 1/2 colher de sopa de amido de milho.


    Preparação:

    1- Bater os ovos com o açúcar em alta velocidade por 5 minutos. Pré-aquecer o forno a 180ºC.

    2- Adicionar as natas, o óleo, a baunilha e o sal até ficar tudo bem misturado, a baixa velocidade.

    3- Misturar, numa taça à parte, a farinha e o fermento e adicionar um terço de cada vez e bater entre as adições. Adicionar uma colher de sopa de sumo de limão e 1/2 colher de sopa de casca de limão.

    4- Lavar e secar bem os mirtilos. Colocar numa taça e adicionar 1/2 colher de sopa de amido de milho e 1 colher de chá de sumo de limão. Misturar bem até ficar sem restos de amido.

    5- Colocar a massa na forma e, por cima, os mirtilos (podem também fazer intercalado com a massa e os mirtilos) e pressionar ligeiramente os mirtilos para baixo.

    6- Colocar no forno a 180ºC por 40 a 45 minutos. Depois de cozido, deixar o bolo repousar por 15 a 20 minutos.



    Notas:

    Normalmente uso ou uma forma de aro com fundo, ou uma forma de bolo redonda. Quando se usa a forma de aro não é necessário untar nem papel vegetal, já na forma redonda basta colocar papel vegetal.
    Como o bolo leva óleo, untar a forma vai fazer com que ele ainda fique mais oleado e não é necessário.


    Quem vai experimentar esta receita?

    7/14/2021 1 comentários




    Nem quero acreditar que finalmente trouxe mais uma receita para vocês e, claro está, tinha que ser uma receita de massa tipo pão. Sei que imensos de vocês têm receio de fazer porque ou é muito difícil ou não têm os acessórios certos, mas deixem-me dizer-vos: temos que nos desafiar na vida mesmo que um desafio seja fazer pão ou relacionado com pão. Além disso, se não tiveres a batedeira certa podes bater à mão! E é super engraçado (e cansativo também) além de que, no fim do pão amassado, tens exercício físico mais que feito ðŸ˜‚


    Hoje trago-vos uma receita de arrufadinhas, também conhecidas como arrufadas, que é nada mais nada menos que pão doce e fofo! E, ao contrário daquilo que eu pensava, são super simples de fazer! Podes fazer numa batedeira, à mão ou num robô de cozinha.


    Porções: 12 arrufadinhas

    Tempo total: Aproximadamente 4 horas (por causa de levedar)


    Ingredientes:

    • 600g de farinha T65
    • 250ml de leite
    • 125g de açúcar
    • 50g de manteiga
    • 2 ovos
    • 1 saqueta de fermento seco padeiro
    • 1 colher de sopa de raspa de limão
    • 1 colher de café de sal
    • 1 ovo batido (para pincelar)
    • açúcar q.b (para polvilhar)


    Preparação:

    1- Leva ao lume o leite e a manteiga. Quando o leite estiver quente retira do lume e adiciona a raspa de limão, o sal e o açúcar e mistura até dissolver.

    2- Entretanto numa taça coloca a farinha, o fermento padeiro, e os dois ovos

    3- Quando o leite estiver morno (aprox. 40ºC) adiciona aos secos e mistura tudo muito bem.

    4- Amassa durante cerca de 10 a 15 minutos à mão, ou 5 a 10 minutos com a batedeira (acessório gancho).

    5- Tapa a taça com um pano limpo e deixa levedar durante pelo menos 2 horas (até dobrar de volume).

    6- Polvilha a bancada com farinha e transfere a massa para a bancada. Polvilha a massa com farinha e amassa um pouco até deixar de colar às mãos.

    7- Divide a massa em duas partes. Divide cada parte em duas partes novamente e, cada uma das partes, em 3 bolinhas. 

    8- Num pirex, previamente forrado com papel vegetal, dispõe as 12 bolas de massa. Tapa o pirex com um pano limpo, e deixa levedar durante 1 ou 2 horas (até dobrar o tamanho).

    9- Pincela as arrufadinhas com o ovo batido e faz um montinho de açúcar em cada uma delas.

    10- Leva o pirex ao forno, pré aquecido a 180ºC, durante 20 a 25 minutos.


    E depois é só comer esta maravilha do mundo!! E para quem é guloso e também gosta de pão, este é o lanche (ou até mesmo pequeno-almoço) ideal e é super simples de fazer.


    O que achaste da receita?
    Vais experimentar?

    5/26/2021 No comentários




    Parece que já não trago para aqui uma receita de pão há imenso tempo e, por isso, hoje decidi trazer-vos uma receita com poucos ingredientes e super fácil de fazer: pão de leite!

    Sou doida por pão, então quando se fala de pão doce ainda consigo ser mais gulosa!! E não podia deixar de partilhar esta receita maravilhosa e deliciosa com vocês. E espero que gostem tanto quanto eu.


    Porções: 2 pães de leite grandes (12 bolinhas)

    Tempo total: Aproximadamente 2 horas e 30 minutos


    Ingredientes:

    • 250g de farinha tipo 65 (eu uso sempre a Espiga);
    • 22g de açúcar;
    • 3g de sal;
    • 3g de levedura seca;
    • 120ml de leite;
    • 60ml de água;
    • 10g de manteiga


    Preparação:

    1- Combinar os ingredientes secos com um batedor.  Adicionar a levedura seca, o leite, a manteiga e a água e mexer com uma espátula. Amassar a massa à mão, até ficar bem uniforme e amassada. (Podes também bater na máquina com o acessório de gancho)

    2- Deixar levedar por 40 minutos.

    3- Dividir a massa em 12 partes e faz bolinhas com a massa. Deixa levedar por 15 minutos.

    4- Colocar 6 bolas no meio do tabuleiro (numa forma de bolo inglês forrado com papel vegetal). Deixar levedar por 40 minutos.

    5- Colocar no forno, pré-aquecido, a 180ºC, por 15 minutos. 

    6- No fim de cozido, pincelar com manteiga derretida (opcional).


    Quem mais ficou com água na boca?

    3/03/2021 3 comentários




    Hoje trago mais uma receita de biscoitos porque a última receita vocês adoraram e recriaram imensas vezes!! E como eu gosto de trazer para aqui coisas que vocês gostam de ver, hoje trago então uma receita nova. Super simples e rápida de fazer, e que podem fazer em família, neste próximo fim-de-semana ou já hoje se estiverem em confinamento, sem trabalhar.


    Porções: 30 biscoitos

    Tempo total: 20 minutos


    Ingredientes: 

    • 350g de farinha Branca de Neve;
    • 150g de açúcar;
    • 1 colher de sopa de canela;
    • 100g de manteiga derretida;
    • 2 ovos

    Preparação:

    1- Ligar o forno a 200ºC

    2- Misturar a farinha com o açúcar e a canela. Juntar a manteiga e trabalhar os ingredientes com as pontas dos dedos até ficarem com o aspeto de uma areia grossa.

    3- Adicionar os ovos e amassar até todos os ingredientes até estarem ligados.

    4- Sem estender a massa com o rolo, fazer rolinhos com a massa e moldar no formato desejado (eu fiz em forma de mini broa, ou seja, uma bolinha um pouco espalmada).

    5- Dispor os biscoitos sobre um tabuleiro com papel vegetal e cozer durante cerca de 15 minutos no forno.



    Nota: Eu fiz a massa batendo à mão, mas se quiserem e preferirem podem bater na batedeira com o acessório da pá. Penso que deve resultar. Só não podem é bater demasiado a massa.



    Quem vai experimentar esta receita?

    2/10/2021 2 comentários


    Hoje é dia de mais uma receita e desta vez, vai levar-nos até Nova Iorque!! Hoje trago-vos a receita dos bagels típicos de Nova Iorque e acreditem, são deliciosos. 

    Eu adoro bagels e uma vez tentei fazer uma receita que demorava 13 horas no total porque 8 horas era para levedar. Além de demorarem imenso tempo a fazer, ficaram absolutamente horríveis! Então continuei à procura de mais receitas até encontrar esta. É muito mais simples, rápida de fazer e os bagels ficam absolutamente deliciosos!


    Porções: 8 bagels

    Tempo total: Por volta de 2 horas


    Ingredientes: 

    • 500g de farinha tipo 65 espiga;
    • 23g de açúcar;
    • 10g de levedura seca;
    • 320ml de água quente (32ºC);
    • 6g de sal.

    Preparação:

    1- Numa taça com água quente adicionar a levedura, o açúcar e mexer até dissolver. Deixar descansar durante 10 minutos. Depois de esperar mexer até dissolver tudo.

    2- Numa tigela grande adicionar farinha, sal e a mistura da levedura e açúcar. Combinar até se formar uma massa desfiada. 

    3- Continuar a amassar durante 3 minutos, aproximadamente, até formar uma bola. Untar uma tigela com manteiga e virar para lá a massa. Cobrir com uma toalha e deixar levedar por 1 hora.

    4- Mandar um murro na massa depois de levedada e virar para uma superfície levemente enfarinhada. Dividir em 8 peças iguais, moldar cada peça numa bola enrolando-a entre a mão e uma superfície sem farinha. Colocar num tabuleiro enfarinhado, cobrir com um pano e deixar descansar por 10 minutos.

    5- Depois da massa ter descansado, com os dedos enfarinhados, no meio de uma bola de massa, fazer um buraco com os dois dedos. 

    6- Num tacho grande com água a ferver, reduzir o lume para baixo/médio. Deixar cair os bagels na água. Ferver durante 1-2 minutos de cada lado. Depois de fervidos colocar num tabuleiro um pouco oleado. 

    7- Pincelar cada bagel com 1 gema e uma colher de sopa de água. 

    8- Pré-aquecer o forno a 220ºC.

    9- Colocar os bagels no forno durante 20 minutos, ou até ficarem douradinhos.









    Dicas essenciais para a receita:
    • Pesa todos os ingredientes antes de começares a preparar a receita;
    • A temperatura da água é mesmo muito importante. Caso contrário a levedura não vai ativar em condições;
    • Coloca a água a ferver assim que colocares os bagels a descansar, depois de fazeres as bolas.


    Quem daí vai experimentar fazer estes bagels?

    1/25/2021 4 comentários




    Hoje é dia de mais uma receita e uma receita maravilhosa tanto para o pequeno-almoço de um fim de semana como para o pequeno-almoço do dia de Natal! E acreditem quando vos digo que vão adorar o cheirinho que fica na casa depois de fazerem os Cinnamon Rolls. 


    Esta é mais uma receita que parece ser super elaborada mas na realidade não é. É simples e deliciosa! E não demora assim tanto tempo a fazer. 

    Depois, no fim da receita, deixo-vos algumas dicas para ficarem com uma receita maravilhosa e que fique bem à primeira. 


    Vamos lá então à receita!!


    Porções: 12

    Tempo total: aproximadamente 2 horas 


    Ingredientes

    Para a massa:

    • 244g de leite aquecido a 43ºC, aproximadamente;
    • 2+1/2 colheres de chá de levedura seca;
    • 2 ovos grandes;
    • 76g de manteiga amolecida;
    • 562g de farinha de todos os usos culinários;
    • 1 colher de chá de sal;
    • 100g de açúcar granulado.

    Para o recheio:
    • 113g de manteiga com sal, amolecida;
    • 220g de açúcar mascavado;
    • 2 colheres de sopa de canela;
    • 119g de natas.

    Para a cobertura:
    • 170g de queijo creme à temperatura ambiente;
    • 76g de manteiga amolecida;
    • 240g de açúcar em pó;
    • 1/2 colher de sopa de extrato de baunilha.


    Preparação

    Massa e recheio:

    1- Colocar o leite a aquecer a 43ºC. Depois colocar a levedura seca e deixar ativar por 7 minutos, tapada com um pano.

    2- Depois de ativada adicionar os ovos, a manteiga, o sal e o açúcar.

    3- Adicionar aproximadamente 480g de farinha (aos poucos e ir mexendo). Mexer com o acessório da raquete até estarem praticamente misturados. Deixar a mistura descansar durante 5 minutos para que a farinha absorva bem os líquidos. 

    4- Colocar o acessório de gancho na batedeira e com uma espátula tirar para o meio a farinha que tenha ficado colada nas paredes da taça.

    5- Bater a massa em velocidade média (adicionar mais 60g de farinha caso seja necessário para formar a massa). Bater entre 5 a 7 minutos até ficar elástica e uniforme. A massa vai ficar húmida e pegajosa. Não te sintas tentado a acrescentar muita farinha nesta altura.

    6- Untar uma taça grande com manteiga. 

    7- Com uma espátula, remover a massa para a taça com manteiga. Cobrir a taça com película aderente e colocar num sítio quente. Deixar levedar por 30 minutos (ou até dobrar de volume).

    8- Numa taça média misturar a manteiga, o açúcar mascavado e a canela, até que fique tudo combinado, Deixar de lado.

    9- Depois da massa levedada, colocar a massa por cima de um balcão com farinha. E ainda colocar um pouco de farinha por cima da massa. 

    10- Esticar a massa num retângulo de, aproximadamente, 60x38cm. 

    11- Como uma espátula colocar o recheio por cima do retângulo da massa. 

    12- Começar a enrolar a massa pela ponta mais comprida e ir enrolando lentamente. 

    13- Cortar as pontas dos dois lados pois estas não têm muito recheio. Depois cortar em 12 fatias. Colocar num tabuleiro, com aproximadamente 22x33 cm, untado com manteiga.

    14- Cobrir os rolos com um pano e deixar levedar por 20 minutos. Enquanto isso, pré aquecer o forno a 190ºC, aproximadamente. 

    15- Enquanto os rolos levedam, aquecer apenas um pouco as natas até ficarem um pouco antes de mornas. 

    16- Quando os rolos levedarem, colocar as natas por cima dos rolos. 

    17- Levar os rolos ao forno a 190ºC, por 20 a 22 minutos, até ficarem dourados e cozidos.


    Cobertura

    1- Depois de cozidos e enquanto arrefecem, começar a preparar a cobertura. 

    2- Numa taça, combinar o queijo creme e a manteiga. Misturar muito bem. Adicionar o extrato de baunilha e o açúcar em pó. Bater até ficar tudo combinado. 

    3- Espalhar a cobertura por cima dos rolos frios! Et voilà, estão prontos a servir!









    Dicas essenciais para a receita:
    • A temperatura do leite é muito importante por isso aconselho-te a comprares um termómetro. Se o leite estiver demasiado quente ou frio, a levedura não vai ativar e não vais conseguir formar a bola.
    • Não coloques a massa diretamente à luz solar. Isso faz com que a massa não levede bem e não dobre de volume.
    • O tempo de cozedura variará com base no tamanho dos rolos, que tipo de tabuleiro estás a usar, quão perto os rolos estão juntos uns dos outros, etc. Podem demorar até 25-27 minutos. Verifica os rolos aos 20 minutos. Se estiverem a ficar demasiado acastanhados, cobre com folha de alumínio solta durante o tempo de cozedura restante.
    • Para quem quiser comer isto logo de manhã, podem fazer a massa no dia anterior e quando chegar a levedar a segunda vez (já com os rolos no tabuleiro), deixam no frigorífico durante a noite. No dia seguinte só precisam de retirar do frigorífico para ficar à temperatura ambiente, pré-aquecer o forno e colocar lá os rolinhos!
    • Eu não coloquei cobertura mas vocês podem colocar e tenho a certeza que vão ficar imensamente saborosos!



    Quem daí vai experimentar esta receita?

    12/23/2020 1 comentários



    Os feriados servem para fazer experiências e foi isso mesmo que fiz no último feriado: experimentei fazer Dinner Rolls e saíram deliciosos! E como correram muito bem e vocês têm adorado as receitas que tenho publicado, pensei que seria uma ótima coisa para vos trazer!

    Demora algum tempo a levedar, por isso, se quiserem fazer para o lanche, aconselho a fazerem com algumas horas de antecedência! 

    Mas agora vamos lá à receita!


    Porções: 15 rolls
    Tempo total: 3h e 30 minutos



    Ingredientes:
    • 240ml de leite, aquecido a 43ºC;
    • 2+1/4 colher de chá de levedura seca;
    • 3 colheres de sopa de açúcar;
    • 1 ovo grande;
    • 71g de manteiga sem sal derretida;
    • 1 colher de chá de sal;
    • 390g de farinha para todos os propósitos.


    Preparação:

    1- Aquecer o leite a 43ºC e colocar na taça da batedeira e adicionar metade do açúcar e a levedura. Cobrir e deixar ativar por 7 minutos. Derreter a manteiga enquanto se espera.

    2- Adicionar a manteiga derretida, o ovo, metade da farinha (cerca de 195g), o restante açúcar e o sal, na levedura depois de ativada.

    3- Misturar e raspar a tigela. Depois juntar a farinha restante e misturar com o acessório gancho, a velocidade média, durante 5 minutos até que a massa se junte numa bola. Depois terminar à mão até que a massa fique lisa e que salte de volta quando prensada.

    4- Colocar numa tigela untada com manteiga, cobrir com película aderente e colocar num local quente para leveda durante 1 hora e meia a 2 horas (até dobrar de volume).

    5- Colocar a massa num balcão levemente enfarinhado e dividir a massa em 15/16 porções.

    6- Enrolar uma porção com as mãos até formar uma bola perfeita. 

    7- Colocar numa assadeira untada com manteiga, depois cobrir com película aderente e deixar levedar por 1 hora.

    8- Pré aquecer o forno a 180ºC.

    9- Cozer durante 20 minutos na prateleira inferior. Depois de cozido, pincelar com manteiga derretida e colocar açúcar por cima (opcional).







    Dicas essenciais para fazeres bem a receita:
    • A temperatura do leite é muito importante por isso aconselho-te a comprares um termómetro. Se o leite estiver demasiado quente ou frio, a levedura não vai ativar e não vais conseguir formar a bola.
    • Não coloques a massa diretamente à luz solar. Isso faz com que a massa não levede bem e não dobre de volume.
    • Eu usei leite magro sem lactose para fazer os Rolls mas se puderes, aconselho-te a usar leite inteiro pois vai fazer com os Rolls fica com uma textura muito mais suave e com um sabor delicioso.
    • Tenta fazer as bolas todas do mesmo tamanho, cerca de 70g. Ou então tenta fazer do tamanho de bolas de golfe. 
    • Não te esqueças de pincelar os Rolls com manteiga derretida. É o que vai fazer com que eles fiquem com aquele aspeto delicioso e com sabor ainda mais delicioso!


    Quem vai experimentar fazer esta receita?
    12/09/2020 2 comentários


    A primeira vez que fiz pãezinhos de cardamomo não correu bem, sou muito sincera, mas fazer pão a primeira vez é muito tricky. Quando voltei a experimentar saíram uns pãezinhos deliciosos e que toda a gente cá em casa adorou!

    Aviso já que é uma receita que dá algum trabalho e demora algum tempo até conseguirem finalmente provar os pãezinhos. E um conselho de amiga: provem quando eles estiverem mornos que são ainda mais deliciosos! 

    Esta receita está dividida em três partes: massa, recheio e cobertura, por isso, espero que percebam tudo certinho e direitinho.

    Nota: o cardamomo aconselho a comprarem logo moído porque é extremamente difícil moer o cardamomo em sementes. Comprei o meu cardamomo moído no Continente. 


    Preparados para a mega receita que aí vem?


    Ingredientes

    Para a massa:

    • 250ml de leite aquecido a 43ºC (tem que ser mesmo a esta temperatura para a levedura seca ativar corretamente);
    • 7g de levedura seca/fermento seco;
    • 67g de açúcar mascavado claro;
    • 406g de farinha;
    • 1 colher de chá de cardamomo moído;
    • 1/4 colher de chá de sal;
    • 75g de manteiga (temperatura ambiente).

    Para o recheio:
    • 63g de manteiga (temperatura ambiente);
    • 65g de açúcar castanho escuro;
    • 1+1/2 colher de chá de cardamomo moído.

    Para a cobertura:
    • 59ml de água;
    • 50g de açúcar castanho claro;
    • 1/2 colher de chá de pasta de baunilha (se não tiverem podem usar aroma de baunilha);
    • 1 colher de chá de açúcar granulado;
    • 1/2 colher de chá de cardamomo moído.


    Preparação

    Para a massa

    1-Numa tigela, adicionar a levedura ao leite morno com uma colher de chá de açúcar castanho claro e mexer até que a levedura se tenha dissolvido. Deixar atuar por 10 minutos.





    2- Na batedeira, misturar a farinha, o açúcar castanho claro, o cardamomo e o sal, a baixa velocidade. 


    3- Mudar o acessório da batedeira para o gancho.


    4- Adicionar a mistura da levedura à mistura da farinha e misturar a velocidade baixa até que a massa se comece a juntar. Aumentar a velocidade para média-baixa e adicionar a manteiga em cubos enquanto bate.


    5- Depois de toda a manteiga ser adicionada, aumenta a velocidade e amassar durante cerca de 5 minutos. Pretende-se uma massa solta. 


    6- Formar a massa numa bola, colocando as bordas em direção ao centro. Coloca-a numa tigela e cobre com um pano da cozinha. 





    7- Colocar a tigela num lugar quente e deixa levedar durante 40 minutos.


    Para o recheio

    1- Na batedeira e com o acessório de pá, juntar a manteiga, o açúcar castanho escuro e as sementes de cardamomo moídas, e misturar a velocidade média-baixa, até ficar cremosa e macia.



    Para formar os pãezinhos

    1- Estender a massa num retângulo de 13x21cm, sobre uma superfície levemente enfarinhada.





    2- Espalhar o recheio no retângulo da massa e fechar em modo crepe. Passar o rolo da massa por cima, apenas levemente.






    3- Fazer cordões de 2cm de largura. Deves tentar fazer entre 15 a 20 cordões.


    4- A partir da extremidade, enrola um cordão à volta das pontas do polegar e dos 4 dedos, duas vezes, torcendo ligeiramente ao enrolar, e depois escorregar o polegar para fora do rolo. Depois enfia a extremidade e o laço do polegar no fundo.


    Fonte: fixfeastflair


    5- Colocar os pãezinhos no tabuleiro com papel vegetal (dando espaço para a massa levedar entre a prova e a cozedura). Cobrir com um pano de cozinha e deixar levedar por 30 minutos.


    6- Enquanto leveda, pré aquece o forno a 220ºC (é importante que pré-aqueças o forno durantes os 30 minutos de levedar para que ele fique bem quente pois o tempo de cozedura é pequeno).



    Para a cobertura

    1- Enquanto os pãezinhos levedam, aquece a água e coloca o açúcar mascavado claro e a pasta (ou aroma) de baunilha numa pequena panela até o açúcar dissolver por completo. Colocar de lado.





    2- Noutra tigela, juntar o cardamomo moído e o açúcar granulado numa tigela. 



    Para a cozedura

    1- Cozer os pães durante 7 a 8 minutos até ficarem douradinhos.


    2- Assim que saírem do forno, pincelar com a mistura da água, açúcar e baunilha e polvilhar com o açúcar e o cardamomo. 






    Sei que parece super difícil, mas acredita, é super simples de fazer (tirando dar-lhes a forma) e são muito muito bons! Aconselho a comerem no dia em que são feitos porque no dia seguinte já ficam um pouco secos. 

    Este post tem imensas fotografias mas assim conseguem perceber melhor como é para ficar a massa e como fazer passo a passo. De onde tirei a receita também foi muito importante ter as imagens por isso, decidi fazer o mesmo para trazer para o blog!


    Estás a pensar em fazer a receita?

    11/24/2020 No comentários



    Como vocês adoraram o primeiro post desta rúbrica, na cozinha com a Melanie, decidi que hoje seria um bom dia para vos trazer uma receita de biscoitos que eu adoro!

    A receita é do livro "Cordially Invited", o livro de não ficção da Zoe Sugg, e a primeira vez que a experimentei fiquei deliciada com os biscoitos. Aquele saborzinho a baunilha que fica na boca depois de comermos o biscoito é apenas maravilhoso!! Além disso, podem guardar os biscoitos num jarro ou numa tupperware com tampa e aguentam imenso tempo!!


    Mas vá, vamos lá à receita que foi para isso que vieram até aqui!



    Ingredientes:

    • 1 gema de ovo;
    • 250g manteiga à temperatura ambiente;
    • 140g de açúcar em pó;
    • 2 colheres de sopa de extrato de baunilha;
    • 375g de farinha.

    Preparação:
    1. Separa a gema da clara. Usa um colher e uma taça grande ou uma batedeira elétrica, mistura a manteiga, o açúcar em pó, o extrato de baunilha e a gema de ovo. Bate até que tudo esteja misturado. 
    2. Em seguida junta a farinha, aos poucos, até que esteja tudo combinado. Pressiona a massa dentro da taça, tapa com película aderente e deixa no frigorífico durante 30 minutos.
    3. Pré-aquece o forno a 190ºC ou 170ºC com ventoinha e coloca papel vegetal em vários tabuleiros. 
    4. Vais ter que cozer os biscoitos por partes. Coloca alguma farinha numa mesa e estende metade da massa, usando um rolo da massa enfarinhado. A massa tem que ficar, mais ou menos, com 5mm de grossura. Usa uma variedade de formas para biscoitos e vai cortando e colocando, com cuidado, no tabuleiro com papel vegetal. 
    5. Coloca o tabuleiro no forno e deixa ficar por 10 a 12 minutos, até começarem a ficar um pouco douradinhos. Retira do forno e deixa arrefecer no tabuleiro por uns minutos e depois passa para uma rede. 
    6. Faz o mesmo processo para a restante massa e tabuleiros.
     





    Se quiseres ficar com a receita e partilhá-la nas tuas redes sociais, deixo-te aqui o template da receita para que o possas fazer! Se a fizeres não te esqueças de me identificar no Instagram em @that_girl_blogue







    11/10/2020 1 comentários



    Se há coisa que eu adoro fazer é cozinhar e fazer bolos! E se há coisa que eu nunca tinha provado era tarte de abóbora. Mas a Matilde, do blog Cantinho da Tily, deu-me uma receita da típica tarte de abóbora americana e é deliciosa!

    Quando publiquei a fotografia nas histórias do Instagram, imensos de vocês me pediram a receita e hoje vou partilhá-la aqui no blog!

    10/20/2020 1 comentários


    Hoje venho partilhar com vocês uma receita muito rápida de bolinhos de gelado e ficam ótimos! Encontrei esta receita na internet, no canal do youtube da Alisha Marie. Ao início pensei que não ia ser nada bom e que seria uma perda de tempo mas na realidade os bolinhos são ótimos! E, por isso mesmo, quis partilhar esta receita com vocês. Em 30 minutos têm os bolinhos feitos!

    11/03/2016 20 comentários
    Older Posts

    About me

    About Me




    Olá! Sou a Melanie, a rapariga responsável pelo Mel's Reads. Espero que gostes deste cantinho tanto como eu gosto! Aqui vais encontrar opiniões literárias, receitas, entre outras coisas de lifestyle!

    Blogger Templates Created with by ThemeXpose